Ir para o Conteúdo

Exposições Temporárias

Escolha o ano

Movimento Negro em Tupã: Raízes e Resistência16/11/2021 à 30/11/2021

Movimento Negro em Tupã: Raízes e Resistência

A exposição reúne uma coleção de bonecas africanas confeccionadas com materiais recicláveis. As obras singulares foram criadas a partir de duas iniciativas inspiradoras: o projeto “O Olhar é o Sentir pelas Mãos”, que envolve pessoas cegas na criação das bonecas, e o projeto “Aguçando as Memórias”, que conta com a participação ativa de idosos na concepção das obras de arte.

Tradições Ancestrais: a cerâmica de Bisalhães no Museu Índia Vanuíre30/04/2024 a 30/06/2024

Tradições Ancestrais: a cerâmica de Bisalhães no Museu Índia Vanuíre

A exposição de peças de cerâmica da olaria de Bisalhães no Museu Índia Vanuíre tem como propósito celebrar um valioso patrimônio cultural e fortalecer os laços com as diversas comunidades do município de Tupã (SP). Esses objetos, de uso doméstico e provenientes de Portugal, fazem parte do acervo do museu desde 1973.

O processo de confecção da louça preta de Bisalhães foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco e incluído no Inventário Nacional de Patrimônio Cultural Intangível de Portugal. Tais reconhecimentos enfatizam a importância de preservar e disseminar essa tradição artesanal singular surgida na região norte do país europeu.

Ao apresentar esses objetos de significado cultural profundo, o Museu Índia Vanuíre fortalece vínculos com sua comunidade diversa, composta por povos indígenas, famílias de imigrantes e descendentes das mais variadas origens.

Caminhos Inclusivos: A Arte Transformadora01/12/2023 à 18/03/2024

Caminhos Inclusivos: A Arte Transformadora

A exposição reúne uma coleção de bonecas africanas confeccionadas com materiais recicláveis. As obras singulares foram criadas a partir de duas iniciativas inspiradoras: o projeto “O Olhar é o Sentir pelas Mãos”, que envolve pessoas cegas na criação das bonecas, e o projeto “Aguçando as Memórias”, que conta com a participação ativa de idosos na concepção das obras de arte.

Grafismos e Arte Indígena do Oeste Paulista05/08/2023 à 31/12/2023

Grafismos e Arte Indígena do Oeste Paulista

As artes visuais, com seu poder único de transmitir conhecimento e expressar identidades culturais, ganharão destaque ao serem realizadas nas paredes externas do museu. Com isso, desejamos que cada visitante se sinta imerso em um universo artístico enriquecedor e reflexivo.

Além de preservar a cultura, estamos empenhados em reconhecer e dar visibilidade às expressões artísticas dos povos indígenas do Oeste, desafiando estereótipos e a invisibilidade histórica que muitas vezes enfrentam.

Um dos pilares dessa exposição é o diálogo intercultural, criando um espaço acolhedor para diferentes povos indígenas compartilharem conhecimentos e experiências. A curadoria é realizada pelos próprios indígenas, fortalecendo o empoderamento na representação de suas culturas.

Nossa missão também se estende à educação e sensibilização do público em geral, especialmente estudantes e crianças, sobre a diversidade cultural presente no Oeste Paulista e a importância de valorizar e respeitar as culturas indígenas.

Entre Contas e Penas: A Beleza e a Diversidade dos Colares e Brincos Indígenas01/05/2023 à 30/10/2023

Entre Contas e Penas: A Beleza e a Diversidade dos Colares e Brincos Indígenas

A mostra traz uma coleção de colares e brincos indígenas que fazem parte do acervo da instituição que, desta forma, segue cumprindo seu propósito de difundir, valorizar e promover reflexões sobre a diversidade e a riqueza das culturas indígenas.

Pinturas em telas – Projeto Aguçando as Memórias 202216/12/2022 à 02/06/2023

Pinturas em telas – Projeto Aguçando as Memórias 2022

O Museu Índia Vanuíre, com intuito de valorizar e difundir a cultura trouxe a exposição de pinturas em telas.

O projeto Aguçando as Memórias tem como público-alvo os idosos, seu objetivo é a valorização e a inserção destes na sociedade, reconhecendo-os como cidadãos ativos e produtores de cultura.

O Museu Índia Vanuíre proporciona aos integrantes do grupo atividades que possibilitam a convivência, tendo em vista a troca de experiências e estimula a participação do idoso no desenvolvimento de atividades educativas e culturais que proporcionam a valorização pessoal e melhoria da autoestima de cada integrante do grupo.

Exposição Temporária: “Cerâmica Terena: Preservando a Memória e a Tradição”20/12/2022 à 31/12/2023

Exposição Temporária: “Cerâmica Terena: Preservando a Memória e a Tradição”

A exposição apresenta peças produzidas pelos povos Terena, habitantes das terras indígenas Icatu, em São Paulo, e Cachoeirinha, no Mato Grosso do Sul. São objetos como panelas, jarros, moringas, esculturas, entre outros. Alguns deles já fazem parte do acervo do museu, doados ainda em 1970. Já outras obras contemporâneas da exposição foram adquiridas ao longo dos anos. Além de especificidades da cerâmica Terena, a mostra também destaca depoimentos que valorizam e retratam as relações estabelecidas a partir da história, memória, cotidiano, transmissão do conhecimento entre gerações e a manutenção da tradição, como um elo entre o passado e o presente.

A CAPTURA, uma exposição de desenhos realistas01/11/2022 a 11/12/2022

A CAPTURA, uma exposição de desenhos realistas

A exposição apresentou 24 quadros de desenhos realistas pintados com grafite, capturando imagens de povos originários e retratando-os de forma natural.

A coleção representou para a artista a paixão pelo desenho e pintura com lápis preto, como também a beleza dos povos originários na sua essência, com seus adornos diários e/ou festivos, pinturas corporais e suas ações do dia-a-dia. O objetivo dessa coleção é que, com afinco, dedicação e aprendizado, qualquer pessoa pode desenvolver a habilidade de desenhar se aprimorando com o tempo nesta arte.

JUNHO: TRADIÇÃO E DEVOÇÃO16/06/2022 a 31/07/2022

JUNHO: TRADIÇÃO E DEVOÇÃO

Junho é um mês em que ocorrem festividades populares em todas as regiões do Brasil. São as festas juninas! É um período de manifestações culturais expressadas de várias formas, sobretudo na culinária, música, vestimenta, dança e religiosidade. Três santos populares são celebrados no mês junino: Santo Antônio, São João e São Pedro. A origem das festas juninas no Brasil remonta ao século XVI. Elas eram comemorações populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e foram trazidas para o nosso país pelos portugueses durante o período de colonização. No início, as festas juninas tinham uma conotação muito mais religiosa, mas isso foi diminuindo com o tempo e elas foram sendo mais associadas a festejos populares e uma exaltação das raízes caipiras.

A exposição “Junho: tradição e devoção” apresenta as esculturas religiosas de Santo Antônio, São João e São Pedro – padroeiro da cidade de Tupã. Essas esculturas representam as tradições religiosas e a crença, que estão intimamente ligadas com a origem das comemorações juninas no país. A mostra traz para o visitante uma parte da cultura tradição brasileira que se expressa na fé e nos festejos juninos.

régua de logos, com a logo da acam portinari, museu índia vanuíre, cultsp e governo do estado de são paulo

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.
string(0) ""