Ir para o Conteúdo
  • aplique contraste

Coleções

O acervo de aproximadamente 38 mil objetos museológicos reúne peças da história da cidade e artefatos e objetos de diferentes povos indígenas no Brasil, formando um dos mais importantes acervos do Estado de São Paulo. Esse acervo permite que o museu promova uma discussão em torno do processo de colonização do oeste de São Paulo e a relação, no passado e no presente, entre indígenas (ainda presentes na região) e não indígenas.

coleção histórica representa a formação e o desenvolvimento do município, desde o núcleo inicial de 1929, e a contribuição dos grupos de imigrantes como letos, espanhóis, portugueses, japoneses, árabes e outros. A hemeroteca reúne os principais jornais originais, mais de 10 mil edições, de Tupã do final da década de 1940 até meados dos anos 1990.

coleção indígena representa diversos povos presentes no território brasileiro, como os Karajá, Kayapó, Rikbaktsa, Suyá, Tapirapé, Asurini, Kaapór, Wajãpi, Waujá, Bororo, Yanomámi e outros. Reúne objetos de caça, uso doméstico e de outras atividades cotidianas e ritualísticas dos povos indígenas, além de plumária, cerâmica, cestaria e tecidos. Destacamos a cerâmica Kaingang produzida no oeste de São Paulo.


régua de logos, com a logo da acam portinari, museu índia vanuíre, cultsp e governo do estado de são paulo

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.
string(0) ""