Ir para o Conteúdo
  • aplique contraste

Relações com a Comunidade

Durante todo o ano, o Museu Índia Vanuíre oferece uma programação gratuita com palestras, exposições, cursos, oficinas e eventos culturais, dinamizando o museu e ampliando o atendimento ao público.

Atividades

Família no Museu

Família no Museu

Aos finais de semana, as famílias de Tupã e região têm nessas oficinas a oportunidade de compartilhar momentos divertidos, por meio de atividades lúdicas a serem vivenciadas por todos no espaço do Museu.

Férias no Museu

Férias no Museu

Em janeiro e julho, as crianças de Tupã já têm destino certo para a diversão. No Museu Índia Vanuíre, os pequenos aproveitam esses meses repletos de atividades, entre elas estão: exibição de vídeo, oficinas, gincanas e atividades sobre a memória da cidade. As ações têm como objetivo proporcionar momento de lazer cultural.

Saberes e Fazeres Indígenas

Saberes e Fazeres Indígenas

Como resposta ao esforço empreendido por comunidades indígenas de todo o país, no que diz respeito à valorização de suas memórias, o Museu Índia Vanuíre estende para além de 19 de abril, Dia do Índio, sua atenção para com os indígenas. Durante essa atividade mensal, a instituição promove o diálogo entre um indígena convidado e o público visitante do Museu.

Cultura e Questões Indígenas em Foco

Cultura e Questões Indígenas em Foco

Para que novas gerações reconheçam a contribuição e a influência de diversos grupos para a construção da sociedade brasileira, o Museu Índia Vanuíre apresenta e discute um videodocumentário.

Museu Folia

Museu Folia

O Museu Índia Vanuíre, em parceria com a Prefeitura de Tupã, realiza o Museu Folia durante o Carnaval. É proposta uma noite de diversão ao som de marchinhas que marcaram os carnavais tupãenses e executadas pela Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro. Além da festa típica, são oferecidas exposições e outras ações temáticas.

Semana do Índio de Tupã

Semana do Índio de Tupã

Em homenagem ao Dia do Índio, 19 de abril, o Museu Índia Vanuíre promove a “Semana do Índio de Tupã”. No evento, a instituição oferece programação gratuita para a valorização das culturas indígenas e reflexão sobre a participação indígena na sociedade brasileira. No cronograma de atividades estão oficinas de artesanatos, palestras e feira de artesanato. A ação é realizada em parceria com a Prefeitura de Tupã.

Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas

Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas

Para comemorar a data de 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas, o museu prepara todos os anos uma agenda especial. Entre as atividades estão incluídos debates, oficinas e feira de artesanato. A programação tem como objetivo ampliar as reflexões sobre os assuntos indígenas e aproximar a comunidade tupãense e de outros municípios das culturas indígenas contemporâneas, principalmente dos habitantes das Terras Indígenas (TI) Vanuíre, Icatu e Araribá, povos Kaingang, Krenak, Terena e Guarani.

Semana Nacional de Museus

Semana Nacional de Museus

Todos os anos, em maio, o Museu Índia Vanuíre realiza atividades especiais que integram a programação da Semana Nacional de Museus. Promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), a agenda anual propõe um tema para a execução de ações diversificadas em instituições culturais, principalmente, museológicas, para comemorar o Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio.

Primavera de Museus

Primavera de Museus

Com a chegada da primavera, os museus e instituições culturais são convidados pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) a prepararem uma programação especial, com o objetivo de sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade, estimular a visitação aos equipamentos e incentivar a aproximação entre sociedade e organizações culturais.

Museu e Cidadania

Museu e Cidadania

Museu e Cidadania é um projeto destinado à inclusão sociocultural e foi desenvolvido para atender o público com deficiência. Essa ação tem como objetivo a inclusão social por meio de atividades educacionais lúdicas desenvolvidas a partir do acervo do museu, explorando temas e situações para a construção do sentimento de pertencimento e o exercício de memórias individuais e coletivas.

Mês da Consciência Negra

Mês da Consciência Negra

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20/11), o Museu Índia Vanuíre oferece uma programação especial com o objetivo de abordar a importância e a influência do povo negro na formação da sociedade e cultura brasileira. A data marca a morte de Zumbi, líder negro que lutou pela libertação dos escravos.

Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus

Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus

Evento realizado anualmente pelo Museu. A programação conta com palestras e conferências que propõem o enfrentamento da relação entre os museus e os indígenas, destacando a centralidade das instituições museais no processo de incorporação de novas práticas para a consideração das contribuições das culturas indígenas na formação da identidade brasileira e para tratar os indígenas como produções de saberes a serem respeitados.

O Olhar é o Sentir Pelas Mãos

O Olhar é o Sentir Pelas Mãos

O projeto é uma ação conjunta sociocultural com o Programa Vida Iluminada da Unimed, com a intenção de incentivar a inclusão dos deficientes visuais para que estes se tornem frequentadores do Museu Índia Vanuíre, promovendo também a convivência da equipe do Museu com o público cego.

Aguçando as Memórias

Aguçando as Memórias

O projeto contribui com a inclusão social e cultural do idoso, para que este seja capaz de alcançar sua potencialidade e saberes ao reviver os bons momentos da vida e, assim, enxergar tudo de uma maneira mais positiva, trazendo de volta a autoestima por meio das memórias e da busca afetiva das lembranças.

Vem que te Conto um Conto

Vem que te Conto um Conto

O projeto promove a contação de histórias lúdicas, que busca por meio de contos, mitos e lendas oportunizar aos visitantes a difusão e ampliação dos conhecimentos referentes às culturas presentes na exposição de longa duração “Tupã Plural”, sendo elas relacionadas aos povos indígenas brasileiros e aos imigrantes que contribuíram para a formação identitária e o desenvolvimento de Tupã. Objetiva, também, estimular a leitura e a compreensão do visitante fora do âmbito escolar, oportunizando a difusão cultural.

Capacitação para Professores

Capacitação para Professores

O projeto consiste na capacitação e na interação de docentes e discentes por meio de ações museológicas, estimulando-os a elaborarem projetos e visitas educativas ao museu, com o objetivo de utilizar o patrimônio cultural como um suporte essencial ao processo educativo e ao desenvolvimento social, além de contribuir para a construção do conhecimento na área museológica.

Museu Jovem

Museu Jovem

O Museu é uma instituição que propõe criar espaço para diferentes grupos sociais. Este projeto tem como objetivo fortalecer a formação de crianças, adolescentes e jovens como sujeitos integrados positivamente em sociedade e difundir a cultura museal em sua diversidade, promovendo a troca de experiências entre eles, de modo a possibilitar a sua valorização como seres produtores e consumidores de cultura.

Museu Verde

Museu Verde

O Projeto Museu Verde consiste nas atividades de um restauro florestal, amortizando as emissões de gases poluentes feitas pelo museu e seus funcionários. Para isso é realizado o plantio de mudas de árvores nativas e ornamentais que a instituição recebe por meio de doação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, sendo realizado o plantio de mudas nativas para a comunidade.

Projeto Identidade

Projeto Identidade

O trabalho em parceria com as terras indígenas da região é desenvolvido por meio do Projeto Identidade, o qual busca apoiar o fortalecimento das tradições e a manutenção da memória indígena, incentivando ações que visem a consolidação da cultura como produto final. Essa iniciativa promove ciclos de intercâmbio de informações e conhecimentos sobre processos museológicos entre membros das comunidades indígenas, das comunidades da cidade, de universidades, de museus e da equipe do Museu Índia Vanuíre e, também, a disseminação de patrimônio material e imaterial resultante dos processos museológicos das comunidades indígenas da região de Tupã, nas terras indígenas e no museu, por meio de exposições (exibições na exposição de longa duração, temporárias ou itinerantes) e ações educativas (atividades, materiais ou publicações).

régua de logos, com a logo da acam portinari, museu índia vanuíre, cultsp e governo do estado de são paulo

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.
string(0) ""