Escolha o ano

Ató Jagí Burum Krenak – Tecendo Saberes do Povo KrenakPeríodo: de junho/2018 a novembro/2021

Ató Jagí Burum Krenak – Tecendo Saberes do Povo Krenak

O povo Krenak da T.I. Vanuíre vem trabalhando há duas décadas com a revitalização de sua cultura, costume e língua materna, de forma construtiva. Na mostra, são exibidos em vitrines, painéis, vídeos e fotos o processo de produção de 28 objetos confeccionados especialmente para a ocasião.

Exposição: Línguas Indígenas – Riqueza e DiversidadePeríodo: de setembro/2019 a dezembro/2019

Exposição: Línguas Indígenas – Riqueza e Diversidade

A diversidade linguística tem se tornado um importante patrimônio cultural do Brasil e do mundo. A questão da preservação das línguas indígenas deve ser tratada, nas instituições museológicas que atuam junto aos povos, como algo essencial dentro dos processos desenvolvidos por elas. Os equipamentos, além da função de preservação, aparecem como espaços de difusão e propagação dessa língua e autoafirmação dos povos. Nesse sentido, o Museu Índia Vanuíre apresenta um panorama com a diversidade dos idiomas existentes no Brasil.