Ir para o Conteúdo
  • aplique contraste

Acessibilidade

Olá! Bem-vindo(a) ao site do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre.

Localizado em Tupã, o Museu é uma instituição do Governo do Estado administrada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari – Organização Social de Cultura. Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o Museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena, possuindo uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.

A inclusão social de pessoas com deficiência é uma preocupação do Museu Índia Vanuíre desde a sua reformulação museológica e predial concluída em 2010.

O Museu se compromete com a inclusão e com a diversidade e, por isso, com o intuito de tornar o conteúdo desse site acessível ao maior número de pessoas e, transmitir o conhecimento sobre este patrimônio histórico e cultural, preparou um site que conta com diversas funcionalidades de acessibilidade para que a maior quantidade de pessoas consigam ter acesso aos conteúdos. 

O site foi desenvolvido considerando os requisitos de acessibilidade digital com foco na usabilidade, navegação e compromisso com as pessoas com e sem deficiência.  O trabalho de criação foi feito em busca de eliminar as barreiras e, principalmente, de garantir os direitos para que as pessoas com deficiência tenham mais autonomia.

O site segue as diretrizes e padrões do W3C, do WCAG 2.0 e do e-MAG, o modelo de acessibilidade do governo brasileiro, para tornar a experiência mais acessível e a melhor possível, não só para pessoas com deficiência, mas para qualquer pessoa que tenha alguma dificuldade com a tecnologia.

Nesta página, você encontrará uma listagem de funções e sugestões de ferramentas de acessibilidade digital que podem ajudar a tornar sua navegação no site mais fácil e proveitosa.

Navegação por teclado

Para usuários que utilizam a navegação por teclado, nosso site possui um atalho para facilitar o acesso ao conteúdo principal da página pulando os menus de navegação . Nos navegadores Chrome e Edge, é só apertar Alt + c. No Mozilla Firefox, o atalho é Alt + Shift + c

O primeiro link de cada página (que é visualmente escondido até que seja focado pela tecla Tab) também serve a mesma função.

Tamanho da fonte e dos elementos

É possível utilizar as ferramentas nativas de seu navegador para alterar o zoom de cada página. A maneira mais comum é utilizando os atalhos de teclado Ctrl + + e Ctrl + -, sendo o atalho Ctrl + 0 utilizado para retornar o zoom para o valor padrão.

Nosso site também disponibiliza ao usuário atalhos no cabeçalho do topo que desempenham esta mesma função, através dos botões A- e A+.

Contraste

Ao lado dos botões A- e A+ há um botão que troca as cores do site entre as padrões e a paleta de alto contraste. Clique e compare as duas para utilizar a que mais se adapta à sua visão.

Descrição das imagens para cegos

O site do Museu tem imagens com descrição para cegos, através da utilização da técnica de preenchimento do atributo ALT, possibilitando que softwares façam a leitura do conteúdo.

Rybená

Disponibilizamos uma ferramenta que mostra um avatar em Libras que permite que usuários surdos consumam nossos conteúdos por meio de um personagem amigável que traduz textos para Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Trabalhamos, a cada dia, para não só ampliarmos nosso conteúdo digital acessível, mas também nos moldar para atender o maior número possível de pessoas no ambiente presencial.

Acessibilidade presencial

Em 2011, o museu lançou o projeto de acessibilidade desenvolvido pela museóloga e doutora pela Escola de Comunicação e Artes da USP, Amanda Pinto da Fonseca Tojal. 

A proposta inclui uma maquete tátil com representação tridimensional dos espaços do museu, aplicativos multissensoriais acessíveis principalmente ao público com deficiências auditiva e visual, e o recurso de áudio-descrição nos vídeos exibidos na exposição de longa duração Tupã Plural.

Atualmente, o Museu oferece ao público com deficiência física, sensorial ou mental, os seguintes recursos:

  • Acessos adaptados ao espaço de exposição, auditório e banheiros;
  • Visitas orientadas. Para grupos, a visita deverá ter agendamento prévio;
  • Diversos recursos como objetos e maquetes táteis, reproduções de mapas e fotos em relevo, aplicativos multimídia para vídeos com audiodescrição e janela de Libras (Língua Brasileira dos Sinais);
  • Vagas identificadas para deficientes físicos em frente ao museu (não há estacionamento próprio);
  • Cadeira de rodas, andador e bengala, para aqueles que não dispõem desses recursos no momento da visita.
manequim tátil
Manequim tátil

Confira imagens dos materiais adaptados do Museu

Dúvidas e sugestões

Caso sua navegação digital ou visita presencial dependa de alguma ferramenta de acessibilidade que não está presente ou não atende às suas necessidades, por favor entre em contato com a equipe do Museu pelo e-mail contato@museuindavanuire.org.br e ajude-nos a melhorar a sua experiência.

régua de logos, com a logo da acam portinari, museu índia vanuíre, cultsp e governo do estado de são paulo

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.
string(0) ""