Escolha o ano
A exposição foi apresentada por meio do vídeo “Coragem é Ter Fé – A Trajetória dos Imigrantes Letos de Varpa”, produzido pelos tupãenses Tiago da Costa Pettenuci e Alan Marques Pessoa. Com a direção e edição de Robson Luís Moreno, é uma homenagem aos primeiros imigrantes letões que chegaram à região. No dia 24/11/2011, a exibição teve a presença de Nanci Bumbiers, descendente dos primeiros letões que foram para região. Na ocasião, Nanci contou histórias da viagem, narradas por seus antepassados, e mostrou objetos guardados pela família desde então.
O objetivo da mostra “Cores do Xingu”é proporcionar um contato direto entre o visitante e as causas indígenas do Xingu (situado ao norte do Estado de Mato Grosso). Composta por painéis fotográficos, a exposição conta com trilha sonora que reproduz sons da floresta.
A mostra reúne fotografias tiradas durante quase 30 anos pelo antropólogo Harald Schultz, durante expedições por diversos grupos indígenas brasileiros. Formada por imagens selecionadas a partir de uma coleção de mais de 1.100 slides do Museu de Arqueologia e Etnografia da Universidade de São Paulo (MAE/USP), a exposição tem como objetivo apresentar os hábitos de crianças de 12 etnias indígenas.
Durante a 39ª Semana do Índio, a exposição de desenhos de autoria de José Lanzelotti, convidou à população de Tupã e região a contemplar as obras produzidas em aquarela e guache. São cenas que retratam o cotidiano de comunidades indígenas brasileiras da primeira metade do século XX. Produzidas por encomenda do Estado na década de 1970 e integradas ao acervo do Museu anos depois, essa coleção permite conhecer técnicas de confecção de artefatos e culturas de grupos não mais existentes no Brasil.