Ir para o Conteúdo

Tradição, memória e criação: confira as atividades de férias do Museu Índia Vanuíre

Publicado em: 18 de julho de 2025


Oficinas e exposições temporárias são destaques da instituição em Tupã (SP)

Bruno Marqueti/ Museu Índia Vanuíre


O Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Tupã (SP), promove diversas atividades gratuitas que unem arte, memória, oralidade e produção cultural. Com oficinas voltadas ao público infantil e suas famílias, a agenda valoriza o contato com saberes tradicionais e estimula a criação por meio da imaginação e da escuta.

Entre os destaques dos próximos dias estão a oficina “Histórias que Vivem”, de contos Krenak e produção de artesanato; a vivência “Traços e Vozes”, em que as crianças criam e compartilham suas próprias histórias; e a oficina “Colorindo o Museu”, realizada aos fins de semana com foco no público infantil e suas famílias.

O público também pode visitar duas exposições em cartaz: “Memória Silenciada: A Presença Negra em Tupã” e “Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista”. Confira, abaixo, todos os detalhes.

Família no Museu

Aos sábados e domingos, o Museu Índia Vanuíre realiza oficinas culturais voltadas às famílias como parte do projeto “Família no Museu”. A iniciativa tem como objetivo promover a convivência entre gerações, estimular a criatividade e aproximar o público do espaço museológico de forma lúdica e acessível.

Durante o mês de julho, a atividade oferecida é “Colorindo o Museu”, conduzida pelo Núcleo Educativo da instituição. Voltada especialmente ao público infantil e suas famílias, a proposta convida as crianças a expressarem, por meio do desenho livre, o que mais chamou sua atenção durante a visita.

Data: todos os sábados e domingos de julho

Horário: das 10h às 17h
Gratuito

Montando a História: Enigma do Patrimônio

A partir de imagens inspiradas em detalhes arquitetônicos e objetos históricos do acervo, o Museu realiza uma oficina lúdica para crianças e famílias. A atividade propõe a montagem de um quebra-cabeça feito com palitos de sorvete, nos quais estão impressos fragmentos de fotografias. O desafio é simples: reunir corretamente as peças para formar a imagem completa.

A proposta estimula habilidades como coordenação motora, percepção visual e raciocínio lógico, ao mesmo tempo em que convida os participantes a refletirem sobre o valor simbólico de cada fragmento na construção da memória coletiva.

Data: 23 de julho

Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h

Gratuito

Museu convida crianças a criarem e contarem suas próprias histórias

A atividade “Traços e Vozes – Criando a nossa História” convida o público infantil a explorar o Museu Índia Vanuíre com criatividade e olhar atento. Com papel e materiais de desenho, as crianças produzem obras inspiradas em elementos do museu — como personagens históricos, objetos do acervo ou espaços simbólicos.

Em seguida, compartilham suas criações com o grupo, explicando as escolhas por trás dos traços. A proposta estimula a imaginação, a observação e a expressão oral, aproximando os participantes do patrimônio cultural por meio da própria narrativa.

Data: 25 de julho

Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h

Gratuito

Exposições temporárias

Memória Silenciada: A Presença Negra em Tupã

A mostra visa recuperar a história muitas vezes invisibilizada da população negra na cidade de Tupã (SP), destacando suas contribuições essenciais para a formação social, cultural e econômica da região.

Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista

A exposição destaca a riqueza cultural das etnias Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá. A mostra é um compromisso de respeito e preservação cultural.

Datas: terça-feira a domingo

Horário: das 9h às 18h (às quintas-feiras, horário estendido até às 20h)
Gratuito

Confira todas as informações da agenda no site da instituição.

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administrada pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura.

Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.

Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 20h.

Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP

Instagram: @museuindiavanuire

Facebook: /museuindiavanuire/

Informações
(14) 3491-2202

contato@museuindiavanuire.org.br

ACAM Portinari – Organização Social de Cultura
Assessoria de Imprensa

Fabiano Cruz

(16) 98257-0231

imprensa@acamportinari.org

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas
Assessoria de Imprensa (11) 3339-8062 / (11) 3339-8585

imprensaculturasp@sp.gov.br

Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

régua de logos, com a logo da acam portinari, museu índia vanuíre, cultsp e governo do estado de são paulo

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.
string(0) ""