Publicado em: 23 de outubro de 2014
Em uma tenda montada ao lado do anfiteatro, 18 museus da Secretaria da Cultura promovem atividades gratuitas e buscam despertar a curiosidade do público
Dezoito museus juntos, em um parque público, com uma intensa programação de mais de 40 atividades simultâneas e gratuitas com o objetivo de conquistar a população para esses espaços culturais. Que tal? Esta é a proposta da Mostra de Museus, que a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo realiza pelo segundo ano consecutivo, desta vez no Parque Villa-Lobos. No dia 8 de novembro (sábado), das 10h às 17h, as 18 instituições museológicas da Secretaria estarão em uma grande tenda ao lado do anfiteatro do Parque, oferecendo aos visitantes o contato com toda a diversidade do patrimônio cultural existente nos museus da Secretaria da Cultura.
Cultura indígena, afro-brasileira e paulista, arte moderna, arte sacra ou experimental; língua portuguesa, literatura, poesia, ciência e futebol são parte temas que o público poderá ter acesso ao visitar os estandes dos 18 museus e participar das atividades paralelas da programação. Às 17h, o evento termina com show de Ricardo Herz e Cantilena, em parceria com a Semana Ticket Cultura e Esporte.
A Mostra de Museus foi realizada pela primeira vez no ano passado, no Parque da Juventude, Zona Norte de São Paulo. Mais de cinco mil pessoas passaram pela tenda e participaram das atividades, tendo acesso a todo o universo cultural que os museus oferecem em suas sedes fixas. A proposta da Secretaria da Cultura com o evento é fazer com que uma parcela maior da população conheça os museus e se sinta estimulada a visitá-los. Para os moradores da Capital, é uma oportunidade também de conhecer as instituições sediadas no interior e litoral.
“No ano passado, os 18 museus receberam mais de milhões de visitantes, mas o potencial é muito maior. As instituições promovem a mediação entre o público e seus acervos de diferentes maneiras: com exposições de alta qualidade, com visitas imersivas e multissensoriais e programação cultural que envolve música, teatro, atividades educativas, seminários e oficinas para públicos de todas as idades. É um universo que a população ainda está descobrindo e para o qual eventos como a Mostra de Museus ajudam a despertar a curiosidade”, afirma o Secretário Marcelo Mattos Araujo.
Participam da ação Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Catavento Cultural, Memorial da Resistência, Museu Afro Brasil, Museu da Casa Brasileira, Museu da Imagem e do Som (MIS), Museu da Imigração, Museu da Língua Portuguesa, Museu de Arte Sacra, Museu do Futebol, Pinacoteca e Estação Pinacoteca, Paço das Artes, Museu Índia Vanuíre (Tupã), Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão), Museu do Café (Santos) e Museu Casa de Portinari (Brodowski).
A produção do evento é realizada pela A Casa – organização social de cultura responsável pela gestão do Museu da Casa Brasileira. O evento tem o apoio da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, mantenedora do Parque Villa-Lobos.
Passaporte – Os primeiros 10.000 visitantes da Mostra receberão o Passaporte dos Museus, um livreto que dá direito a uma entrada gratuita a cada instituição museológica da Secretaria ao longo de um ano. Para cada local visitado, o portador do passaporte ganha um carimbo na página da instituição correspondente – o que também é uma maneira lúdica de estimular a ida aos museus.
SERVIÇO
Parque Villa Lobos
Esplanada e Anfiteatro
Sábado – 8/11 – das 10h às 18h
Destaques da Programação
10h – 17h
Catavento | Interação por meio de experimentos
Museu de Arte Sacra | Instalação sensorial que recria o ambiente do Mosteiro da Luz
Museu da Imagem e do Som | Caixa de cinema e oficinas de storyboard e chromakey
Museu da Língua Portuguesa | Totens multimídia com Palavras Cruzadas e Palavrachim
10h às 13h
Museu Casa de Portinari | Artista pintando ao vivo
10h e 14h
Museu Felícia Leirner | Oficina de Diversidade de Instrumentos
10h30 às 11h30
Museu do Café | Contação de Histórias (“Jacinto e o Porto” e “A lenda do café”)
11h às 11h40
Museu da Imigração | Apresentação de dança alemã com a Associação Cultural Guaricana Tanzgruppe
Memorial da Resistência | Jogo “Cruzadinha gigante” e quebra-cabeça
11h às 12h30 (e 15h às 16h30)
Paço das Artes | Oficina Câmara Escura
11h às 16h45
Casa das Rosas | Poesia Aperitivo (apresentação de importantes poetas, em aperitivos de 15 minutos)
10h e 15h
Museu Índia Vanuíre | Pintura corporal Kaingang
12h às 13h
Pinacoteca e Estação Pinacoteca | Atividades lúdicas com o acervo
14h30 às 16h
Museu da Casa Brasileira | Oficina de calçadas (ladrilho hidráulico)
15h às 16h
Casa Guilherme de Almeida | Bingo Literário
Museu do Futebol | Jogo de Futebol “Artilheiro Adaptado – Introdução ao Futebol de Cinco”
16h às 17h
Museu Afro Brasil | Contação de história “Aos pés do Baobá” e “Brincadeiras do Congo”
17h – Show de encerramento com Ricardo Herz para crianças (com Cantilena Ensamble).
Programação sujeita a alteração.
Consulte a programação completa em www.cultura.sp.gov.br