Publicado em: 22 de novembro de 2024
Oficinas de dança e de ritmos e tradições da capoeira são destaques da programação
O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Tupã (SP), apresenta uma programação especial para os próximos dias em celebração à cultura afro-brasileira e ao fortalecimento dos laços comunitários.
As atividades incluem oficinas que exploram as tradições e resistências culturais, como a dança afro e a capoeira, além de produções artísticas inspiradas em máscaras africanas.
Com uma programação diversa que busca contemplar todos os públicos, o museu também promove o projeto inclusivo “O Olhar é o Sentir Pelas Mãos” e conta com exposições temporárias que celebram a arte e o saber dos povos indígenas do oeste paulista. Confira a programação completa abaixo.
Consciência Negra – Movimentos de Resistência
Realização de uma oficina com ensinamentos sobre danças tradicionais africanas e suas influências no Brasil, como o samba de roda e o jongo. A oficina oferecerá aos participantes a oportunidade de aprender movimentos e ritmos ancestrais, ao mesmo tempo em que contempla o contexto histórico e cultural das danças como formas de resistência e expressão da identidade afro-brasileira.
Data: 26 de novembro
Horário: das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30
Informações: (14) 3491-2333
Máscaras Africanas: “Faces da Ancestralidade”
Nesta oficina criativa, os participantes aprenderão a confeccionar máscaras inspiradas nas tradições africanas, utilizando materiais acessíveis como papelão e tinta. Cada participante criará seu próprio objeto enquanto aprende sobre as tradições de diversas etnias africanas, como os povos Iorubá e Zulu.
Data: 27 de novembro
Horário: das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30
Informações: (14) 3491-2333
Oficina de Berimbau: “Ritmos e Tradições da Capoeira”
A oficina vai além da simples técnica de tocar o berimbau, um instrumento central na roda de capoeira. Os participantes aprenderão a montar, afinar e tocar, entendendo seu papel na cultura afro-brasileira e sua ligação com a resistência dos escravizados. Mestres de capoeira conduzirão a oficina, ensinando também sobre a importância da capoeira na preservação da identidade afro-brasileira e como forma de resistência cultural.
Data: 28 de novembro
Horário: das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30
Informações: (14) 3491-2333
Oficina de Capoeira: “Movimentos de Liberdade”
A capoeira, uma das maiores expressões da resistência negra no Brasil, será o foco desta oficina. Os participantes terão a oportunidade de aprender os movimentos básicos e as canções que acompanham a roda, além de explorar a história desse patrimônio cultural imaterial. Com a condução de mestres de capoeira, os participantes vão aprender sobre a ginga, a meia-lua e outros movimentos essenciais, além de entender o papel dessa tradição na luta por liberdade e dignidade.
Data: 29 de novembro
Horário: das 10h às 11h e das 14h às 15h30
Informações: (14) 3491-2333
Projeto “O Olhar é o Sentir Pelas Mãos”
O projeto é uma ação conjunta sociocultural com o programa “Vida Iluminada”, da Unimed, com a intenção de incentivar a inclusão de pessoas com deficiência visual para que estas se tornem frequentadores do Museu Índia Vanuíre, promovendo também a convivência da equipe da instituição com esse público, despertando nos envolvidos momentos de aprendizado e reflexões para o cotidiano.
Neste mês, os integrantes do projeto “O Olhar é o Sentir Pelas Mãos” farão a apresentação do Coral Vida Iluminada em conjunto com o grupo Aguçando as Memórias. A atividade visa desenvolver a percepção musical e aprimorar a técnica vocal dos participantes, além de promover momentos de integração, diversão e aprendizado.
Data: 29 de novembro
Horário: das 19h30 às 20h30
Informações: (14) 3491-2333
Exposições temporárias
As exposições temporárias acontecem de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Às quintas-feiras, o Museu tem horário estendido até às 20h. O público pode visitar as exposições “Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista” e “A Arte e o Saber Ancestral dos Artesanatos Indígenas do Oeste Paulista”.
Outras atividades do Museu Índia Vanuíre no mês de novembro
Família no Museu – “Jogo da Memória Afrofuturista”
Datas: todos os sábado e domingos do mês de novembro, das 10h às 16h
Dica de Leitura (atividade virtual)
Datas: 23 e 30 de novembro, às 12h, nas redes sociais
Curiosidades do Acervo (atividade virtual)
Data: 25 de novembro, às 12h, nas redes sociais
Projeto Museu Jovem
Data: 29 de novembro, das 9h às 10h (público fechado)
Clique aqui e confira mais informações sobre a programação do Museu Índia Vanuíre.
Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administrada pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura.
Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.
Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 20h.
Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP
Instagram: @museuindiavanuire
Facebook: /museuindiavanuire/
Informações
(14) 3491-2202
contato@museuindiavanuire.org.br
ACAM Portinari – Organização Social de Cultura
Assessoria de Imprensa
Fabiano Cruz
(16) 98257-0231
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas
Assessoria de Imprensa (11) 3339-8062 / (11) 3339-8585
imprensaculturasp@sp.gov.br
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube