
Publicado em: 17 de outubro de 2025
Mostra “Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista” também é destaque da instituição em Tupã (SP)

O Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, apresenta uma programação que estimula o diálogo entre memória, cultura e comunidade.
Entre as ações estão o “Bingo Cultural da Infância”, atividade do Família no Museu que convida as crianças a explorar o acervo, e o projeto Aguçando as Memórias, voltado à valorização da pessoa idosa por meio da música e da troca de experiências.
O público também pode conferir a mostra “Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista”, que destaca a arte e os saberes dos povos Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa. Confira, abaixo, a agenda completa.
Família no Museu
Aos sábados e domingos, o Museu Índia Vanuíre promove oficinas culturais voltadas às famílias, aproximando o público do espaço museológico. Neste mês, dentro da programação especial do Dia das Crianças, será realizada a atividade “Bingo Cultural da Infância”, que oferece uma experiência educativa e interativa. O objetivo é incentivar as crianças a explorar o acervo, conhecendo objetos e artefatos ligados à infância nas culturas indígenas e em outras tradições que compõem a história local.
Para participar, as famílias recebem cartelas de bingo com imagens de peças selecionadas do acervo, todas relacionadas ao tema. Elas também recebem adesivos e devem localizar os itens na exposição, marcando na cartela a imagem correspondente.
Datas: aos sábados e domingos
Horário: das 10h às 17h
Gratuito
Aguçando as Memórias
O Museu Índia Vanuíre realiza mais uma edição do projeto “Aguçando as Memórias”, voltado à valorização da pessoa idosa e ao reconhecimento desse público como cidadão ativo e produtor de cultura.
No primeiro encontro, participantes e integrantes do Asilo dos Velhos de Tupã (SP) compartilham histórias e experiências em uma roda de conversa que estimula a preservação das memórias e o fortalecimento dos vínculos sociais.
Já o segundo encontro será dedicado à música. Com o apoio de uma oficineira convidada, o grupo aprenderá técnicas de canto coral, exercícios de respiração e seleção de repertório, iniciando os ensaios do Coral Inclusivo. A apresentação final está marcada para 2 de dezembro, na Casa dos Médicos, em Tupã.
Data: 21 de outubro
Horário: das 15h às 16h30
Gratuito
Exposição temporária
Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista
A exposição destaca a riqueza cultural das etnias Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá. A mostra é um compromisso de respeito e preservação cultural.
Datas: terça-feira a domingo
Horário: das 9h às 18h (às quintas-feiras, horário estendido até às 20h)
Gratuito
Confira todas as informações da agenda no site da instituição.
Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administrada pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura.
Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.
Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 20h.
Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP
Instagram: @museuindiavanuire
Facebook: /museuindiavanuire/
Informações
(14) 3491-2202
contato@museuindiavanuire.org.br
ACAM Portinari – Organização Social de Cultura
Assessoria de Imprensa
Fabiano Cruz
(16) 98257-0231
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas
Assessoria de Imprensa (11) 3339-8062 / (11) 3339-8585
imprensaculturasp@sp.gov.br
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube
