Ir para o Conteúdo

Museu Índia Vanuíre prepara atividades sobre direitos humanos e tem programação para toda a família no fim de semana

Publicado em: 6 de dezembro de 2024


Palestras e exposições temporárias são destaques da instituição em Tupã (SP)

Divulgação/Museu Índia Vanuíre


O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Tupã (SP), apresenta uma programação diversificada nos próximos dias. Estão em pauta os direitos humanos, a valorização das culturas negra e indígena, e experiências educativas interativas.

A programação da campanha “Sonhar o Mundo” inclui palestras sobre racismo estrutural e educação indígena, oferecendo diálogos transformadores sobre inclusão e equidade. Confira, abaixo, a programação completa.

Família no Museu

O Museu Índia Vanuíre desenvolve aos finais de semana atividades lúdicas e reflexivas como forma de integrar famílias visitantes e o Museu. Em dezembro, a atividade de destaque continua sendo o “Jogo da Memória Afrofuturista”, que fez muito sucesso com o público visitante. O jogo consiste em placas com imagens que fazem referência ao movimento artístico cultural que coloca os povos africanos como protagonistas do futuro.

Os educadores farão uma interação com os visitantes, com o objetivo de despertar o interesse e valorizar o respeito à cultura negra por meio de narrativas fantásticas. O jogo propõe uma imersão em histórias que mesclam elementos ancestrais e futuros, promovendo reflexões sobre identidade, resistência e a influência das culturas africanas nas expressões contemporâneas.

Data: todos os sábado e domingos do mês de dezembro

Horário: das 10h às 16h
Informações: (14) 3491-2333

Atividades da campanha “Sonhar o Mundo”

A campanha “Sonhar o Mundo” é uma iniciativa anual do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) que visa articular e mobilizar os museus paulistas em torno de questões relacionadas aos direitos humanos.

Palestra: Educação Para os Direitos Humanos – Racismo Estrutural e o Direito à Educação Transformadora

A palestra promovida pelos especialistas em cultura e direitos humanos André Prado e Ana Paula convida à reflexão sobre o impacto do racismo estrutural no acesso à educação, evidenciando desigualdades que ainda persistem. Mais do que identificar os desafios, o objetivo é discutir caminhos para construir uma educação verdadeiramente inclusiva e transformadora, que valorize a cultura negra, combata preconceitos e promova equidade.

Nesse contexto, os museus se destacam como espaços de aprendizado e diálogo, contribuindo para a educação em direitos humanos e para a construção de uma sociedade mais justa.


Data: 10 de dezembro (terça-feira)

Horário: das 14h às 15h
Informações: (14) 3491-2333

Palestra: Educação Para os Direitos Humanos – Educação Indígena e Direitos Humanos

A proposta da palestra, promovida pela professora e liderança indígena Lidiane Krenak, é promover uma discussão que conecte a educação indígena à preservação das identidades e culturas desses povos, fortalecendo a luta pelos direitos humanos.

O encontro abordará como os saberes ancestrais dialogam com temas contemporâneos, como saúde, território e o direito à educação de qualidade, destacando o papel fundamental dos povos indígenas na construção de uma sociedade mais plural, justa e enraizada em suas origens.

Nesse contexto, os museus se consolidam como espaços essenciais para a educação em direitos humanos, valorizando as culturas indígenas por meio de narrativas que respeitem seus saberes e conscientizem sobre suas lutas históricas e atuais.

Data: 11 de dezembro (quarta-feira)

Horário: das 14h às 15h
Informações: (14) 3491-2333

Exposições temporárias

As exposições temporárias acontecem de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Às quintas-feiras, o Museu tem horário estendido até às 20h. O público pode visitar as exposições “Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista” e “A Arte e o Saber Ancestral dos Artesanatos Indígenas do Oeste Paulista”.

Outras atividades do Museu Índia Vanuíre no mês de dezembro

Dica de Leitura (atividade virtual)
Datas:
07, 14, 21 e 28 de dezembro, às 12h, nas redes sociais

Curiosidades do Acervo (atividade virtual)
Datas: 09, 16, 23 e 30 de dezembro, às 12h, nas redes sociais

Exposição Temporária “Memória Silenciada: A Presença Negra em Tupã”

Data: 18 a 31 de dezembro, das 9h às 18h

Clique aqui e confira mais informações sobre a programação do Museu Índia Vanuíre.

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administrada pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura.

Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.

Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 20h.

Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP

Instagram: @museuindiavanuire

Facebook: /museuindiavanuire/

Informações
(14) 3491-2202

contato@museuindiavanuire.org.br

ACAM Portinari – Organização Social de Cultura
Assessoria de Imprensa

Fabiano Cruz

(16) 98257-0231

imprensa@acamportinari.org

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas
Assessoria de Imprensa (11) 3339-8062 / (11) 3339-8585

imprensaculturasp@sp.gov.br

Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

régua de logos, com a logo da acam portinari, museu índia vanuíre, cultsp e governo do estado de são paulo

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.
string(0) ""