Publicado em: 28 de novembro de 2011
Nesta semana, Memórias das Escolas de Tupã: os Patronos encerra suas atividades, com mostras abertas ao público
O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em convênio com a ACAM Portinari, realiza, nos dias 28 e 30/11 e 2/12 (segunda, quarta e sexta-feiras), a última etapa do projeto Memórias das Escolas de Tupã: os Patronos, em parceria com as instituições municipais de ensino do município.
Foram, aproximadamente, dois meses de preparação e atividades, em que juntos, a equipe educativa da instituição cultural, coordenadores e professores das escolas municipais, conduziram os alunos do ensino fundamental na elaboração de uma exposição sobre seus patronos, por meio de livros, revistas, jornais, fotografias, sites e depoimentos. As instituições que participaram do projeto foram: Governador Mário Covas, João Geraldo Iori e Professor Odinir Magnani.
“O museu buscou levar aos alunos a história de seus patronos, suas trajetórias na vida social, política e educativa. É uma oportunidade dos pequenos conhecerem a realidade e o surgimento de suas escolas”, afirma a gerente do Museu Índia Vanuíre, Tamimi Borsatto.
A programação rendeu conhecimentos e resultou em murais com curiosidades, redações, homenagens e desenhos, entre outros trabalhos. No circuito montado nas escolas, os alunos e interessados terão acesso a uma exposição sobre a história e biografia completa dos seus respectivos patronos.
Para as instituições de ensino, o projeto veio ao encontro das necessidades das aulas, uma vez que o assunto já faz parte da grade curricular, e as crianças puderam ampliar as noções sobre seus patronos e a história da escola onde estudam.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3491 2333 ou pelo site www.museuindiavanuire.org.br.
Data: 28/11/2011
Data: 30/11/2011
Data: 2/12/2011