Ir para o Conteúdo

Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus teve público jovem e discussões sobre preservação do patrimônio cultural e ambiental

Publicado em: 25 de outubro de 2024

Edição 2024 do EPQIM aconteceu nos dias 22 e 23 de outubro no Museu Índia Vanuíre

Foto: Bruno Marqueti

O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Tupã (SP), promoveu nos dias 22 e 23 de outubro a 10ª edição do Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus (EPQIM), que todos os anos traz debates sobre a preservação e difusão de patrimônio cultural indígena com a participação de lideranças e profissionais de etnologia, antropologia e museologia.

O evento reuniu um público diversificado, com muitos jovens, que participaram ativamente das discussões sobre saberes tradicionais e sua importância na defesa do meio ambiente. A abertura do evento foi marcada por um ritual de rezo, seguido pela participação dos integrantes do Conselho Jovem Indígena do Museu, que compartilharam suas perspectivas com o público.

Depois, várias mesas discutiram desde as práticas sustentáveis no artesanato indígena, com ênfase nas biojoias produzidas pelos povos tradicionais, até a promoção dos conhecimentos voltados à preservação ambiental e à salvaguarda do patrimônio cultural dos territórios indígenas, inclusive com participação de integrantes do Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo), vinculado ao Ibama.

No segundo dia, mesas compostas por educadores indígenas levantaram discussões pedagógicas e culturais sobre a educação nas aldeias e as práticas de sustentabilidade. Lideranças de aldeias do Oeste Paulista discutiram o direito ao território e os desafios enfrentados pelos povos originários na demarcação de suas terras e a necessidade de conscientização sobre a preservação do patrimônio ambiental nas comunidades.

No encerramento, uma batalha de rimas envolveu o público jovem presente no evento. Vale destacar que, durante os dois dias do encontro, uma feira de artesanato indígena aconteceu na área externa do museu.

Clique aqui e confira mais informações sobre a programação do Museu Índia Vanuíre.

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição do Governo do Estado administrada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari – Organização Social de Cultura.

Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.

Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 20h.

Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP

Instagram: @museuindiavanuire

Facebook: /museuindiavanuire/

Informações
(14) 3491-2202

contato@museuindiavanuire.org.br

ACAM Portinari – Organização Social de Cultura
Assessoria de Imprensa

Fabiano Cruz

(16) 98257-0231

imprensa@acamportinari.org

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas
Assessoria de Imprensa (11) 3339-8062 / (11) 3339-8585

imprensaculturasp@sp.gov.br

Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

régua de logos, com a logo da acam portinari, museu índia vanuíre, cultsp e governo do estado de são paulo

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.
string(0) ""