Publicado em: 8 de maio de 2025
Programação especial da Semana Nacional de Museus inclui vivências, exposições e compartilhamento de saberes tradicionais
O Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Tupã (SP), promove uma programação especial em torno da 23ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 12 a 18 de maio, com atividades que valorizam a cultura indígena e o patrimônio imaterial.
Entre os destaques, estão a vivência “Diálogo com o Povo Kaingang”, que proporciona um contato direto com saberes tradicionais, e a conversa virtual sobre acervos indígenas em parceria com o Museu das Culturas Indígenas (MCI), que incentiva reflexões sobre patrimônio imaterial e o uso de tecnologias digitais para ampliar a difusão de culturas e ancestralidades indígenas.
A programação inclui ainda exposições temporárias sobre artesanato indígena, a presença negra em Tupã e os grafismos das etnias Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa. Confira, a seguir, os detalhes completos das atividades.
Semana Nacional de Museus – 23ª edição
Museu Índia Vanuíre promove vivência com o povo Kaingang
Como parte da 23ª Semana Nacional de Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que mobiliza instituições culturais de todo o país em torno de atividades educativas e culturais, o Museu Índia Vanuíre realiza a atividade “Vivência e Diálogo com o Povo Kaingang – Uma Experiência no Museu Índia Vanuíre e na Aldeia Vanuíre”.
A iniciativa promove o diálogo intercultural entre não indígenas e o povo Kaingang, com foco em seus saberes, tradições e identidade cultural. A programação inclui visitas mediadas ao Museu e um convite para conhecer a Aldeia Vanuíre, proporcionando uma experiência imersiva de aprendizado mútuo e respeito aos diferentes modos de vida.
Data: 14 de maio
Horário: das 8h30 às 12h
Gratuito
Acervos indígenas são tema de conversa online entre MIV e MCI
O Museu Índia Vanuíre (MIV) promove uma conversa virtual em parceria com o Museu das Culturas Indígenas (MCI) como parte da programação da 23ª Semana Nacional de Museus. A atividade, transmitida pelo YouTube, integra as duas instituições estaduais para valorizar o patrimônio imaterial e explorar o uso de tecnologias digitais como ferramentas para difundir culturas e ancestralidades indígenas.
Durante o encontro, mestres indígenas compartilharão saberes sobre peças do acervo para fortalecer a memória e o conhecimento sobre as tradições culturais.
Data: 15 de maio
Horário: das 15h às 16h30
Link para acesso: clique a acesse a transmissão no YouTube
Museu promove encontros com professores da Rede Municipal de Tupã
O Museu realizará encontros com professores do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Tupã (SP), reforçando o papel dos docentes como multiplicadores de conhecimento.
No primeiro encontro, no dia 14 de maio, os educadores participam de uma imersão na história de Tupã, com foco na trajetória de seu fundador, Luiz de Souza Leão. Já no dia 28, os profissionais da educação visitam o espaço expositivo do Museu, acompanhados pela educadora indígena Lidiane Damaceno Cotuí, que vai compartilhar saberes sobre culturas de povos originários e questões etnográficas.
Datas: 14 e 28 de maio
Horário: das 17h30 às 19h30
Informações: (14) 3491-2333
Exposições temporárias
Memória Silenciada: A Presença Negra em Tupã
A mostra visa recuperar a história muitas vezes invisibilizada da população negra na cidade de Tupã (SP), destacando suas contribuições essenciais para a formação social, cultural e econômica da região.
Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista
A exposição destaca a riqueza cultural das etnias Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá. A mostra é um compromisso de respeito e preservação cultural.
A Arte e o Saber Ancestral dos Artesanatos Indígenas do Oeste Paulista
O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre apresenta uma exposição dedicada ao artesanato dos povos indígenas das terras Vanuíre, Icatu e Araribá. A mostra destaca o patrimônio cultural e a sabedoria ancestral dos povos Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa por meio de uma seleção de peças artesanais que refletem a identidade e as tradições dessas comunidades.
Datas: terça-feira a domingo
Horário: das 9h às 18h
Gratuito
Outras atividades no mês de maio
Família no Museu
Datas: todos os sábados e domingos do mês de maio, das 10h às 17h
Projeto “Aguçando as Memórias”
Data: 20 de maio, das 15h às 16h30
Curso para Professores
Data: 28 de maio, das 17h30 às 19h30
Confira todas as informações da agenda no site da instituição.
Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administrada pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura.
Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.
Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 20h.
Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP
Instagram: @museuindiavanuire
Facebook: /museuindiavanuire/
Informações
(14) 3491-2202
contato@museuindiavanuire.org.br
ACAM Portinari – Organização Social de Cultura
Assessoria de Imprensa
Fabiano Cruz
(16) 98257-0231
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas
Assessoria de Imprensa (11) 3339-8062 / (11) 3339-8585
imprensaculturasp@sp.gov.br
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube