Publicado em: 31 de janeiro de 2025
Tradicional “Museu Folia na Rua” acontece no dia 26
Bruno Marqueti/Museu Índia Vanuíre
O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Tupã (SP), tem uma programação com diversas atividades educativas e culturais em fevereiro. O público poderá explorar temas que envolvem o Carnaval, as culturas indígenas e negras, e a valorização da memória social.
Entre os destaques do mês estão as oficinas do projeto “Família no Museu”, com atividades lúdicas inspiradas no Carnaval, o evento “Museu Folia na Rua”, que promete uma noite de celebração com marchinhas e blocos carnavalescos, e mais uma edição do “Saberes e Fazeres Indígenas”, fortalecendo o diálogo entre os povos originários e a população em geral. Confira, abaixo, a programação completa.
Família no Museu
Aos sábados e domingos, o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre convida as famílias a participarem de suas oficinas culturais. A programação oferece atividades lúdicas e reflexivas, promovendo uma conexão mais profunda com o Museu. Neste mês, o tema será “Carnaval”, com uma oficina especial dedicada à criação de adornos carnavalescos. Uma experiência divertida e criativa para celebrar essa tradição em família.
Datas: todos os sábado e domingos do mês de fevereiro
Horário: das 10h às 17h
Informações: (14) 3491-2333
Saberes e Fazeres Indígenas
Em reconhecimento ao esforço das comunidades indígenas de todo o país na valorização de suas memórias, o Museu Índia Vanuíre mantém uma atenção contínua ao tema. Entre as iniciativas que reforçam esse compromisso, destaca-se o projeto “Saberes e Fazeres Indígenas”, uma atividade mensal que promove o diálogo entre um indígena convidado e o público do Museu. Além da troca de conhecimentos, a ação contribui para a valorização e a preservação da memória indígena para as futuras gerações.
Datas: 07 de fevereiro
Horário: das 9h às 16h
Informações: (14) 3491-2333
Aguçando as Memórias
“Aguçando as Memórias” é um projeto voltado para o público idoso, com o objetivo de promover sua valorização e participação ativa na sociedade, reconhecendo-os como cidadãos produtores de cultura. No encontro, os participantes serão convidados a integrar uma roda de conversa para refletir sobre as atividades realizadas ao longo de 2024 e compartilhar expectativas e perspectivas para 2025. Uma oportunidade para trocar experiências, fortalecer vínculos e construir coletivamente o futuro.
Data: 11 de fevereiro
Horário: das 15h às 16h30
Informações: (14) 3491-2333
Museu Folia na Rua
Entendendo a música como uma das expressões mais vibrantes da cultura, o Museu Índia Vanuíre promove no dia 26 de fevereiro o Museu Folia na Rua, uma noite especial dedicada às tradicionais marchinhas carnavalescas que marcaram a história da festa em Tupã. A trilha sonora dessa celebração fica por conta da Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro.
Além disso, o evento contará com a participação do Bloco Abanaê, que promete encantar o público com um espetáculo de dança inspirado no carnaval paulista e nos blocos afros da Bahia, como o icônico Olodum. A apresentação valoriza as raízes culturais tupãenses e celebra a diversidade.
O Bloco Abanaê traz músicos talentosos, uma vibrante bateria e percussão, uma animada ala de passistas e os sempre carismáticos membros da Corte Carnavalesca de Tupã, garantindo uma noite inesquecível de folia e tradição.
Data: 26 de fevereiro
Horário: das 20h às 22h30
Local: Em frente ao Museu Índia Vanuíre (Rua Coroados, 521 – Tupã/SP)
Exposições temporárias
Memória Silenciada: A Presença Negra em Tupã
O Museu Índia Vanuíre convida o público a visitar a exposição temporária “Memória Silenciada: A Presença Negra em Tupã”. A mostra visa recuperar a história muitas vezes invisibilizada da população negra na cidade de Tupã (SP), destacando suas contribuições essenciais para a formação social, cultural e econômica da região.
Por meio de uma curadoria detalhada, a exposição apresenta depoimentos orais, fotografias de época, documentos históricos e expressões artísticas que revelam o cotidiano, as lutas, as conquistas e a resistência dessa comunidade. Cada elemento exposto procura dar voz a memórias apagadas e proporcionar uma visão mais abrangente e inclusiva da trajetória do município.
O visitante é convidado a mergulhar em narrativas que fortalecem a preservação de identidades culturais, reconhecendo a riqueza de tradições, saberes e expressões que moldaram a identidade de Tupã.
Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista
A exposição destaca a riqueza cultural das etnias Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá. A mostra é um compromisso de respeito e preservação cultural. Ela desafia estereótipos, amplia identidades e convida a explorar as histórias, tradições e valores transmitidos por essas expressões artísticas.
A Arte e o Saber Ancestral dos Artesanatos Indígenas do Oeste Paulista
O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre apresenta uma exposição dedicada ao artesanato dos povos indígenas das terras Vanuíre, Icatu e Araribá. A mostra destaca o patrimônio cultural e a sabedoria ancestral dos povos Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa por meio de uma seleção de peças artesanais que refletem a identidade e as tradições dessas comunidades.
A exposição conta uma narrativa única, conectando gerações e revelando como esses povos mantêm vivas suas tradições e identidades. A exposição é fruto da colaboração entre o Museu e as lideranças e artesãos indígenas, celebrando o valor cultural dessas tradições.
Datas: terça-feira a domingo
Horário: das 9h às 18h
Informações: (14) 3491-2333
Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administrada pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura.
Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.
Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 20h.
Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP
Instagram: @museuindiavanuire
Facebook: /museuindiavanuire/
Informações
(14) 3491-2202
contato@museuindiavanuire.org.br
ACAM Portinari – Organização Social de Cultura
Assessoria de Imprensa
Fabiano Cruz
(16) 98257-0231
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas
Assessoria de Imprensa (11) 3339-8062 / (11) 3339-8585
imprensaculturasp@sp.gov.br
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube