Ir para o Conteúdo

Atividade para famílias e diálogo com representante indígena são destaques do Museu Índia Vanuíre nos próximos dias

Publicado em: 26 de setembro de 2024

Exposições temporárias continuam no mês de outubro na instituição de Tupã (SP)

Foto: Bruno Marqueti/Museu Índia Vanuíre

O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Tupã (SP), promove atividades para toda a família neste fim de semana e o projeto “Saberes e Fazeres Indígenas” no dia 4 de outubro, sexta-feira.

Além disso, o Museu tem exposições temporárias que podem ser visitadas de terça-feira a domingo, durante o expediente da instituição. Confira, abaixo, a programação completa.


Família no Museu

O Museu Índia Vanuíre oferece atividades lúdicas e reflexivas aos finais de semana para integrar as famílias visitantes ao Museu. Neste mês, a atividade em curso é o “Jogo das Sementes”, que inclui placas informativas sobre árvores, seus nomes populares e científicos, além de imagens mostrando o uso das sementes em adornos indígenas.

Os educadores interagem com os visitantes para valorizar a expressão cultural dos povos Kaingang e Krenak e a prática cultural indígena. Essa ação incentiva os visitantes a refletirem sobre a diversidade étnica e a importância das tradições culturais.

Data: 28 e 29 de setembro (sábado e domingo)

Horário: das 10h às 16h
Informações: (14) 3491-2333

Saberes e Fazeres Indígenas


O projeto “Saberes e Fazeres Indígenas” é uma atividade mensal que promove o diálogo entre um indígena convidado e o público do Museu. É uma resposta da instituição ao esforço de comunidades indígenas de todo o país para a valorização de suas memórias. O diálogo também busca valorizar e preservar a transmissão da memória indígena às futuras gerações. A convidada do mês de outubro é Elenice Kaingang, da Terra Indígena Icatu.

Data: 04 de outubro (sexta-feira)

Horário: das 9h às 16h

Informações: (14) 3491-2333

Exposições temporárias

As exposições temporárias continuam no mês de outubro e acontecem de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Às quintas-feiras, o Museu tem horário estendido até às 20h. Confira, abaixo, quais estão abertas para visitação.

“Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista”

A exposição destaca a riqueza cultural das etnias Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá. A mostra é um compromisso de respeito e preservação cultural. Ela desafia estereótipos, amplia identidades e convida a explorar as histórias, tradições e valores transmitidos por essas expressões artísticas.

“A Arte e o Saber Ancestral dos Artesanatos Indígenas do Oeste Paulista”O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre apresenta uma nova exposição dedicada ao artesanato dos povos indígenas das terras Vanuíre, Icatu e Araribá. A mostra destaca o patrimônio cultural e a sabedoria ancestral dos povos Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa por meio de uma seleção de peças artesanais que refletem a identidade e as tradições dessas comunidades.

A exposição conta uma narrativa única, conectando gerações e revelando como esses povos mantêm vivas suas tradições e identidades. A exposição é fruto da colaboração entre o Museu e as lideranças e artesãos indígenas, celebrando o valor cultural dessas tradições.

Clique aqui e confira mais informações sobre a programação do Museu Índia Vanuíre.

Ingresso voluntário

O Museu Índia Vanuíre convida o público a fazer parte da história da instituição e a contribuir para perpetuar as ações culturais e sociais desenvolvidas com a comunidade de Tupã e demais visitantes.

Uma das formas para promover sua sustentabilidade de maneira inclusiva foi a adoção de um o modelo de ingresso voluntário – conhecido no mundo todo como PWYW – do inglês “pay what you want” (pague o que quiser), que entrou em vigor em junho de 2017. A entrada ao equipamento continua sendo livre, mas, ao final da visita, o público é convidado a reverter para a instituição o valor que quiser, se puder.

A forma de arrecadação é uma maneira de remover a barreira da entrada e inspirar a generosidade das pessoas no sentido de contribuir com iniciativas culturais. Para a efetivação da doação, foi criado no museu um local específico que mostra ao interessado a diversidade de ações sociais e educativas realizadas pela unidade.

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição do Governo do Estado administrada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari – Organização Social de Cultura.

Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.

Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 20h.

Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP

Instagram: @museuindiavanuire

Facebook: /museuindiavanuire/

Informações
(14) 3491-2202

contato@museuindiavanuire.org.br

ACAM Portinari – Organização Social de Cultura
Assessoria de Imprensa

Fabiano Cruz

(16) 98257-0231

imprensa@acamportinari.org

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas
Assessoria de Imprensa (11) 3339-8062 / (11) 3339-8064

imprensaculturasp@sp.gov.br

Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

régua de logos, com a logo da acam portinari, museu índia vanuíre, cultsp e governo do estado de são paulo

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.
string(0) ""