Máscara cara-grande Tapirapé

“Máscara cara-grande, de madeira, emplumada com arara-vermelha e arara-canindé. Máscaras deste tipo imitam as representações de espíritos que os Tapirapé costumam gravar em árvores. Usam-nas os homens adultos”¹. De acordo com o Dicionário do Artesanato Indígena, de Berta G. Ribeiro, “Semicírculo de madeira recamado com um mosaico de plumas peitorais de arara, terminando com um remate de penas caudais dessa ave à maneira de raios. A representação dos olhos é feita com retângulos e madrepérola, ladeando os respectivos orifícios; a do nariz, com uma protuberância de madeira; a da boca, com dentes de osso ou pau. Chamada ypé pelos Tapirapé, e conhecida como cara grande pelos regionais”.

¹Sonia Dorta;
Fotografia de Wagner Souza e Silva.