Montagem de exposição temporária “Entre Contas e Penas: a beleza da diversidade dos colares e brincos indígenas”

Publicado em: 1 de julho de 2023

O Museu Índia Vanuíre inaugurou, em 29 de abril de 2023, a exposição temporária “Entre Contas e Penas: a beleza da diversidade dos colares e brincos indígenas”, composta por 36 adornos que representam diversos povos indígenas do Brasil, peças que fazem parte do acervo da instituição.

Essa exposição celebra a rica tradição cultural e artística das comunidades indígenas, apresentando uma coleção impressionante de adornos feitos manualmente. São peças únicas confeccionados com técnicas e materiais tradicionais, transmitidos de geração em geração.

Deve-se levar em conta que exposições de museu são conjuntos de objetos selecionados, documentados, somados à interpretações dos seus significados e relações, e apresentados de maneira informativa e atrativa para estimular a curiosidade, a percepção e a reflexão dos visitantes (PLANO MUSEOLÓGICO, 2018, p. 34).

Inicialmente foram selecionados os acervos etnográficos das décadas de 70 e 80, por meio de pesquisa de informações nos documentos internos do museu.

Ao planejar a exposição e separar os acervos, é essencial que se conheça e analise os materiais que constituem os objetos museológicos, seu estado de conservação e as condições ambientais adequadas para seu equilíbrio físico-químico.

No processo de montagem da exposição foram observados tanto a viabilidade do espaço quanto a segurança e a acessibilidade dos visitantes. Os suportes foram confeccionados considerando tamanho, peso e tipo do acervo. Sendo assim, o objeto é mantido em condições adequadas na exposição evitando possíveis degradações, necessitando apenas de sua manutenção com procedimentos preventivos de conservação, como higienização controle de microrganismos e insetos. Essas etapas de montagem dos acervos na exposição foram realizadas levando em consideração as orientações do Plano de Conservação da Instituição.

O Museu Índia Vanuíre possui um Programa de Acervo que trata da conservação e documentação das coleções, além do controle de acesso aos objetos para pesquisa, exposições e atividades educativas, entre outras. O objetivo é preservar o patrimônio museológico, na dimensão física e no conjunto de informações disponibilizadas ao público no presente e para as gerações futuras. Há uma equipe focada nessas questões buscando sempre a manutenção ideal das coleções (MUSEU H. P. ÍNDIA VANUÍRE, 2018, p. 25).

REFERÊNCIAS:

MUSEU H. P. ÍNDIA VANUÍRE. Plano Museológico. Brodowski: ACAM Portinari, 2018.