Ir para o Conteúdo

Indicações do Museu

KAINGANG

BARBOSA, Luiz Bueno Horta. A pacificação dos Kaingangs paulistas: hábitos, costume e instituições desses índios. 2. ed. Jaú (SP): Códices, 2019.
D’ANGELIS, Wilmar da Rocha; GONÇALVES, Solange Aparecida (Orgs.). Kaingâk: a língua Kaingang no oeste paulista. Brasília, DF: FUNAI, 2018.
MELATTI, Delvair Montagner. Aspectos da organização social dos Kaingang Paulistas. Brasília: Funai, Departamento Geral de Planejamento Comunitário/Divisão de Estudos e Pesquisas, 1976.
VEIGA, Juracilda. Aspectos fundamentais da cultura Kaingang. Campinas/SP: Curt Nimuendajú, 2006.

KRENAK

FRASSETTO, Pedro Ternes. Vocabulário Unificado Português-Krenak (Botocudo), Krenak-Português do século XIX: Maximilian Wied-Neuwied, Charles Frederick Hartt, Claro Monteiro do Amaral. Brasília, DF: FUNAI, 2018.
NIMUENDAJÚ, Curt. Organização social e crença dos Botocudos do Leste do Brasil. Brasília, DF: FUNAI, 2018. (Tradutor: Pedro Ternes Frassetto).

GUARANI

VEIGA, Juracilda (Coord.); MARCOLINO, Claudino et al. Lições de gramática Nhandewa-Guarani – vol. 1. Brasília, DF: FUNAI, 2016.
VEIGA, Juracilda (Coord.); DJATSY, Lenira Dina de Oliveira et al. Lições de gramática Nhandewa-Tupi-Guarani – vol. 2. Brasília, DF: FUNAI, 2018.

TERENA

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes; LADEIRA, Maria Elisa. A história do povo Terena. 2000.

INDÍGENAS NO BRASIL

DORTA, Sonia Ferraro; CURY, Marília Xavier. A plumária indígena brasileira no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. São Paulo: EDUSP: MAE/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2000.
MOTTA, Dilza Fonseca da. Tesauro de cultura material dos índios no Brasil. Rio de Janeiro: Museu do Índio, 2006.
RIBEIRO, Berta Gleyser. Dicionário do artesanato indígena. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
RIBEIRO, Darcy. Os Índios e a Civilização. Petrópolis: Vozes, 1970.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 3. ed. São Paulo: Global, 2015.

TUPÃ

MONTES, Arlindo Vizelli; MORENO, Elizabeth Manrique; NAKAYAMA, Iara Bianchi. Tupã: Depoimentos de uma Cidade. Tupã, 2012.
SOUZA LEÃO, Luiz de. A Fundação de Tupan – Brazão de armas do município de Tupan, 1968.

Museus semelhantes

Instituição: Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE/USP)
Breve descrição: O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE/USP) é um Museu Universitário que tem sob a sua guarda um riquíssimo acervo de Arqueologia e Etnologia. Seus professores e alunos desenvolvem pesquisa de ponta nestas duas áreas e também em Museologia. Atua também na divulgação científica através de exposições e atividades educativas.
Link: https://mae.usp.br/

Instituição: Museu das Culturas Indígenas – SP
Breve descrição: O Museu das Culturas Indígenas (MCI), instituição do Governo do Estado de São Paulo administrada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas em parceria com a ACAM Portinari e o Instituto Maracá, desenvolve uma proposta de gestão compartilhada com o Conselho Indígena Aty Mirim, composto por lideranças de diversos povos indígenas do Estado de São Paulo.
Link: https://museudasculturasindigenas.org.br/

Instituição: Museu de Arqueologia Regional (MAR) – FCT/UNESP
Breve descrição: O Museu de Arqueologia Regional é composto pelo Laboratório de Arqueologia Guarani e Estudos da Paisagem (LAG), sala de exposições, duas reservas técnicas, sala de informática, área para a realização de oficinas de Educação Patrimonial e área para leitura. Todos os espaços estão abertos à visitação da comunidade e para pesquisadores das áreas de Antropologia, Arqueologia e Educação Patrimonial. O Museu apresenta materiais arqueológicos de grupos indígenas Guarani, Kaingang e Kaiapó.
Link: https://www.fct.unesp.br/#!/administracao/saepe/circuito-cultural/museu-de-arqueologia-regional—mar/

Instituição: Museu de Arqueologia de Iepê (MAI) – SP
Breve descrição: O Museu de Arqueologia de Iepê apresenta acervo arqueológico de grupos indígenas Guarani, Kaingang e Kaiapó. Esse museu foi criado a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Iepê e a FCT/UNESP.

Instituição: Museu Paraense Emílio Goeldi – PA
Breve descrição: O Museu Paraense Emílio Goeldi é uma instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação do Brasil. Está localizado na cidade de Belém, estado do Pará, região amazônica. Desde sua fundação, em 1866, suas atividades concentram-se no estudo científico dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia, bem como na divulgação de conhecimentos e acervos relacionados à região.
Link: https://www.gov.br/museugoeldi/pt-br

Instituição: Museu das Culturas Dom Bosco – MS
Breve descrição: O museu é atualmente reconhecido por sua missão cultural e, além das funções de preservar, conservar, pesquisar e expor, apresenta-se também como campo fértil para práticas educativas.
Link: https://site.ucdb.br/campus/3/museu/517/

Instituição: Memorial dos Povos Indígenas – DF
Breve descrição: Idealizado por Darcy Ribeiro e projetado por Oscar Niemeyer, o Memorial tem por objetivo mostrar a diversidade e riqueza da cultura indígena, de forma dinâmica e viva. Com esse propósito, promove eventos com a presença e a participação de representantes indígenas de diferentes regiões do país.

Instituição: Museu Nacional dos Povos Indígenas – RJ
Breve descrição: O Museu Nacional dos Povos Indígenas é órgão científico-cultural da Fundação Nacional dos Povos Indígenas – Funai, responsável pela política de preservação e divulgação do patrimônio cultural dos povos indígenas no Brasil. Tem sob sua guarda um significativo conjunto de bens culturais de natureza arquivística, museológica e bibliográfica sobre esses povos.
Link: https://www.gov.br/museudoindio/pt-br

Instituições referentes

Instituição: Instituto Socioambiental
Breve descrição: O Instituto Socioambiental (ISA) é uma organização da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos, fundada em 1994, para propor soluções de forma integrada a questões sociais e ambientais com foco central na defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos.
Link: https://www.socioambiental.org/

Instituição: Instituto Kaingáng
Breve descrição: O Instituto Kaingáng (INKA), é uma organização indígena sediada na Terra Indígena Serrinha, localizada no município de Ronda Alta, norte do Estado do Rio Grande do Sul. Fundada em 2002, tem como missão o fortalecimento, valorização, revitalização e conservação da cultura Kaingáng, com gestão realizada exclusivamente por mulheres Kaingáng.
Link: https://institutokaingang.org.br/

Instituição: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Breve descrição: O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Cultura, que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.
Link: http://portal.iphan.gov.br/indl/noticias/detalhes/4616/legado-cultural-indigena-um-patrimonio-brasileiro

Instituição: Rede Internacional de Pesquisadores sobre Povos Originários e Comunidades Tradicionais
Breve descrição: A Rede Internacional de Pesquisadores sobre Povos Originários e Comunidades Tradicionais (RedeCT) é uma rede independente que reúne pesquisadores (professores, estudantes, povos tradicionais e demais interessados) que atuam acadêmica e cientificamente em colaboração com os Povos Tradicionais (indígenas, quilombolas, caiçaras, ribeirinhos, povos de terreiro, faxinalenses, geraizeiros, pantaneiros, quebradeiras de coco babaçu, dentre outros). A RedeCT é mantida pela OSCIP Instituto de Pesquisas Amazônicas e de Povos Tradicionais (criada em 2002).
Link: https://www.redect.org/novaredect/

régua de logos, com a logo da acam portinari, museu índia vanuíre, cultsp e governo do estado de são paulo

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.
string(0) ""