A Dança como Representação da Cultura Gurani-Nhandewa na Terra Indígena Araribá

A dança é uma manifestação cultural muito importante para os povos indígenas do Oeste Paulista. Assim, é papel do Museu Índia Vanuíre, enquanto instituição que busca preservar e difundir a cultura indígena, realizar os registros dessas danças.

O material produzido pelo Museu com os Guarani-Nhandewa da Aldeia Nimuendajú, Terra Indígena Araribá (Avaí-SP), além de mostrar a dança desse povo, mostra também depoimentos que revelam a importância do grupo de dança para essa comunidade e a relação que existe entre o jovem indígena e a sua cultura por meio da dança.