Publicado em: 25 de março de 2020
Visita, exposição virtuais e jogos educativos podem ser acessados gratuitamente
Seguindo a medida do Governo do Estado de São Paulo, o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, está temporariamente fechado. Mas a cultura e o conhecimento estão a todo vapor no site do equipamento cultural.
A plataforma disponibiliza 13 jogos educativos para as crianças aprenderem sobre a cultura indígena e a história da formação da região oeste de São Paulo. As brincadeiras trazem peças do acervo da instituição e informações sobre os povos indígenas representados na coleção do Museu e que estão espalhados por todo país.
Além disso, o site oferece uma visita virtual pelo Museu Índia Vanuíre. Por meio de imagens interativas em 360°, o internauta passeia por todos os ambientes, em qualquer direção, a partir de um ponto fixo de observação.
Outra sugestão interativa são as exposições. Com fotos e vídeos, as mostras apresentam temas como A Dança como Representação da Cultura Gurani-Nhandewa na Terra Indígena Araribá; O Café e a História de Tupã; Diversidade de Povos: Pluralidade Étnica e Cultural na Terra Indígena Vanuíre e muitos outros.
O público ainda pode conferir virtualmente imagens das peças do acervo em alta qualidade e o projeto “A Voz da Memória” que visa difundir e auxiliar o desenvolvimento da memória indígena por meio de depoimentos feitos com moradores das terras indígenas locais, ligados à manutenção da cultura, ou que tenham lembranças importantes para a comunidade.
Os interessados podem conferir todas essas atrações pelo site www.museuindiavanuire.org.br.