Publicado em: 4 de abril de 2025
Rodas de conversa, oficinas e exibição de documentário são destaques da programação
Bruno Marqueti/Museu Índia Vanuíre
O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, localizado em Tupã (SP), inicia neste mês a 53ª edição da Semana dos Povos Indígenas, com uma série de atividades que celebram a diversidade e o protagonismo dos povos originários.
A programação inclui rodas de conversa, oficinas de saberes tradicionais e, como destaque, a exibição do documentário Museu Oeste: Um Novo Olhar Krenak, no dia 17 de abril, seguida de bate-papo com a diretora Tatiana Cantalejo e a cacica Lidiane Krenak. A agenda contempla ainda ações educativas aos fins de semana e exposições temporárias que estão em cartaz. Confira a programação completa abaixo.
Atividades lúdicas e educativas aos fins de semana
Aos sábados e domingos, o público é convidado a participar de atividades culturais que promovem a interação entre famílias e o universo educativo do museu. Neste mês, as ações são inspiradas na exposição de longa duração “Tupã Plural”.
Por meio de um jogo da memória temático, os visitantes poderão conhecer aspectos do módulo Aldeia Indígena Vanuíre, que destaca a cultura e a presença dos povos indígenas do Oeste Paulista. As atividades são conduzidas pela equipe educativa e integram as ações de valorização da diversidade cultural indígena.
Datas: todos os sábado e domingos do mês de abril
Horário: das 10h às 17h
Informações: (14) 3491-2333
Documentário e vivências marcam Semana dos Povos Indígenas
Em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril, o Museu Índia Vanuíre realiza, entre os dias 8 e 17, a 53ª edição da Semana dos Povos Indígenas. A programação inclui rodas de conversa com lideranças, oficinas de saberes tradicionais e a exibição do documentário “Museu Oeste: Um Novo Olhar Krenak”, um dos destaques da Semana.
O filme, dirigido por Tatiana Cantalejo, acompanha a trajetória da cacica Lidiane Krenak na preservação da memória e da identidade de seu povo, severamente impactado pela ditadura militar. A sessão acontece no dia 17 de abril, às 19h, no auditório do Museu, e será seguida de um bate-papo com a diretora e a liderança indígena. A entrada é gratuita.
Gravado em cidades do interior paulista, incluindo Tupã, a produção revela o protagonismo das mulheres indígenas na luta por um futuro ancorado na ancestralidade. Após a exibição, o público também poderá assistir a uma apresentação do Grupo de Dança Rhundhun Krenak Vanuíre, coordenado por Lidiane.
Ao longo da semana, visitantes terão a oportunidade de participar de vivências práticas com representantes de diferentes etnias, aprendendo técnicas artesanais e dialogando sobre a importância da arte, da memória e da diversidade cultural indígena. As ações reforçam o compromisso do Museu com a valorização dos povos originários e o fortalecimento de suas narrativas.
Datas: 8 a 17 de abril
Horário: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30
Informações: (14) 3491-2333
Exibição do documentário “Museu Oeste: Um Novo Olhar Krenak” (direção: Tatiana Cantalejo)
Data: 17 de abril
Horário: às 19h
Entrada gratuita
Exposições temporárias
Memória Silenciada: A Presença Negra em Tupã
A mostra visa recuperar a história muitas vezes invisibilizada da população negra na cidade de Tupã (SP), destacando suas contribuições essenciais para a formação social, cultural e econômica da região.
Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista
A exposição destaca a riqueza cultural das etnias Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá. A mostra é um compromisso de respeito e preservação cultural.
A Arte e o Saber Ancestral dos Artesanatos Indígenas do Oeste Paulista
O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre apresenta uma exposição dedicada ao artesanato dos povos indígenas das terras Vanuíre, Icatu e Araribá. A mostra destaca o patrimônio cultural e a sabedoria ancestral dos povos Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa por meio de uma seleção de peças artesanais que refletem a identidade e as tradições dessas comunidades.
Datas: terça-feira a domingo
Horário: das 9h às 18h
Informações: (14) 3491-2333
Confira todas as informações da agenda no site da instituição.
Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administrada pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura.
Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.
Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 20h.
Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP
Instagram: @museuindiavanuire
Facebook: /museuindiavanuire/
Informações
(14) 3491-2202
contato@museuindiavanuire.org.br
ACAM Portinari – Organização Social de Cultura
Assessoria de Imprensa
Fabiano Cruz
(16) 98257-0231
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas
Assessoria de Imprensa (11) 3339-8062 / (11) 3339-8585
imprensaculturasp@sp.gov.br
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube