Projeto de Pesquisa

Coleção etnográfica do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre: análise de características de grupos de objetos

Resumo

No acervo do Museu Índia Vanuíre, há cerca de 1800 objetos etnográficos, definidos como aqueles que são produções de grupos indígenas, com necessidade de análise de possíveis agrupamentos para compreensão e descrição mais acurada desta coleção.

O Museu Índia Vanuíre acompanha e participa das reflexões atuais sobre coleções etnográficas, reconhece que culturas não estão cristalizadas em objetos e que estes não se restringem a grupos analíticos. No entanto, sempre levando em conta a complexidade interpretativa, a avaliação de critérios de agrupamento, a análise de características de grupos de objetos e estudo de sistema de classificação por tipos, são auxílios importantes para a documentação museológica.

O objetivo geral da pesquisa é ampliar a informação da denominação e da descrição dos objetos visando colaborar com a compreensão, recuperação de informações e disponibilização da coleção etnográfica do MIV, além de possibilitar incremento de curadoria participativa.

Isaltina Santos da Costa Oliveira
Viviani Micheli Gonela Bononi Justino

Objetos de cerâmica de Bisalhães no Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre: estudo da aquisição e características

Resumo

O Museu Índia Vanuíre guarda 31 itens conhecidos como Cerâmica de Bisalhães. Estes objetos, de uso doméstico, têm origem em Portugal, país que inscreveu o processo de confecção da louça preta da aldeia de Bisalhães no seu Inventário Nacional de Patrimônio Cultural Intangivel.

O conjunto é indicativo de relacionamentos do museu com sua comunidade, formada por povos indígenas e por grupos e seus descendentes da Letônia, Portugal, Espanha, Itália, Síria, Japão e outros países. Há interesse de se analisar os registros de aquisição destes objetos, do início da década de 1970, para compreensão de momentos históricos da instituição, assim como necessidade de investigação das características dos objetos para revisão das denominações, padronização das descrições, registro do processo de produção e de dados de uso.

O objetivo geral da pesquisa é incrementar a documentação e a disponibilização de informações sobre objetos do museu.

Raquel Maria Fonseca M. S. de Luna
Viviani Micheli Gonela Bononi Justino