Publicado em: 1 de março de 2024
Inauguração de exposição virtual também faz parte da programação no mês de março
Divulgação/Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
O Museu Índia Vanuíre vai promover neste mês de março um curso voltado aos professores da rede municipal de ensino de Tupã (SP). A instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo é referência quando tratamos de história e meio ambiente no município e tem um dos maiores acervos voltados às questões culturais e históricas dos povos indígenas no estado.
No mês de março, o museu conta com uma programação voltada para a cidadania, para a valorização da memória indígena e traz várias exposições temporárias para todas as idades, com destaque para a opção virtual da mostra “Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista”. Confira.
Museu e Cidadania
O projeto visa a inclusão sociocultural de pessoas com deficiência por meio de atividades educativas lúdicas baseadas no acervo do museu. Neste mês de março, a proposta é realizar a confecção de enfeites magnéticos em forma da boneca japonesa “Kokeski”, em celebração ao “Dia da Menina – Hina Matsuri”.
Além de estimular a coordenação motora e a criatividade, a atividade proporciona ricos momentos de socialização entre os participantes. No museu, a imigração japonesa terá destaque. O objetivo é a conscientização sobre a cultura desse povo asiático e seu impacto na identidade de Tupã.
Data: 1º de março (sexta-feira)
Horário: das 9h às 10h
Saberes e Fazeres Indígenas
O projeto “Saberes e Fazeres Indígenas” é uma atividade mensal que promove o diálogo entre um indígena convidado e o público do Museu Índia Vanuíre. A atividade busca valorizar e preservar a transmissão da memória indígena às futuras gerações. O convidado deste mês é o Kaingang Zeca, da Terra Indígena Vanuíre.
Data: 1º de março (sexta-feira)
Horário: das 9h às 16h
Inauguração da mostra virtual “Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista”
A exposição temporária “Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista” ganha uma versão virtual no site do Museu Índia Vanuíre. A mostra destaca a riqueza cultural das etnias Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá.
Além do aspecto estético, a exposição é um compromisso de respeito e preservação cultural. Ela desafia estereótipos, amplia identidades e convida a explorar as histórias, tradições e valores transmitidos por essas expressões artísticas.
Data: de 01 a 31 de março
Onde: site do Museu Índia Vanuíre
Curso para professores
Educadores têm papel fundamental de agentes multiplicadores do conhecimento. Com isso em vista, o museu prepara uma série de encontros com os professores da Rede Municipal de Ensino de Tupã (SP) para estabelecer diálogos e aproximações. No primeiro encontro, no deia 6 de março, a equipe educativa do museu apresenta o projeto aos docentes para que conheçam as atividades pedagógicas planejadas. A proposta é incentivá-los a explorar todo o potencial do espaço expositivo.
No segundo encontro, no dia 13 março, os educadores conduzirão uma apresentação focada na história do município de Tupã, incluindo a narrativa da chegada do fundador. O programa visa fortalecer a parceria entre o Museu Índia Vanuíre e as escolas locais, enriquecendo o aprendizado dos alunos e promovendo uma maior integração entre a comunidade educativa e o patrimônio cultural da região.
Datas: 06 de março (quarta-feira)
Horário: das 17h30 às 19h
Curiosidades do acervo
O Museu Índia Vanuíre abriga um acervo expressivo com peças sobre a história da cidade, objetos e artefatos de diversos povos indígenas do Brasil. Com o objetivo de levar ao público um pouco da riqueza da coleção, o museu apresenta informações e curiosidades do acervo todas as segundas-feiras do mês em suas redes sociais.
Datas: 04, 11, 18 e 25 de março (segundas-feiras)
Horário: às 12h
Local: redes sociais do museu
Instagram: @museuindiavanuire
Facebook: /museuindiavanuire
Twitter: /mhindiavanuire/
Exposições temporárias
O Museu Índia Vanuíre conta com várias exposições temporárias neste mês de março. Elas acontecem de terça-feira a domingo, das 9h às 18h.
“Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista”
Versão da exposição para visita presencial, que destaca a riqueza cultural das etnias Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá. A exposição é um compromisso de respeito e preservação cultural. Ela desafia estereótipos, amplia identidades e convida a explorar as histórias, tradições e valores transmitidos por essas expressões artísticas.
“Cerâmica Terena: Preservando a Memória e a Tradição”
A exposição apresenta peças produzidas pelos povos Terena, habitantes das terras indígenas Icatu, em São Paulo, e Cachoeirinha, no Mato Grosso do Sul. São peças como panelas, jarros, moringas e esculturas, entre outros objetos. Algumas cerâmicas já fazem parte do acervo do museu, doados ainda em 1970; já outras obras contemporâneas foram adquiridas ao longo dos anos.
Além de especificidades da cerâmica Terena, a mostra também destaca depoimentos que valorizam e retratam as relações estabelecidas a partir da história, memória, cotidiano, transmissão do conhecimento entre gerações e a manutenção da tradição como um elo entre o passado e o presente.
“Caminhos Inclusivos: A Arte Transformadora”
A exposição reúne uma coleção de bonecas africanas confeccionadas com materiais recicláveis. As obras singulares foram criadas a partir de duas iniciativas inspiradoras: o projeto “O Olhar é o Sentir pelas Mãos”, que envolve pessoas cegas na criação das bonecas, e o projeto “Aguçando as Memórias”, que conta com a participação ativa de idosos na concepção das obras de arte.
Ingresso voluntário
O Museu Índia Vanuíre convida o público a fazer parte da história da instituição e a contribuir para perpetuar as ações culturais e sociais desenvolvidas com a comunidade de Tupã e demais visitantes.
Uma das formas para promover sua sustentabilidade de maneira inclusiva foi a adoção de um o modelo de ingresso voluntário – conhecido no mundo todo como PWYW – do inglês “pay what you want” (pague o que quiser), que entrou em vigor em junho de 2017. A entrada ao equipamento continua sendo livre, mas, ao final da visita, o público é convidado a reverter para a instituição o valor que quiser, se puder.
A forma de arrecadação é uma maneira de remover a barreira da entrada e inspirar a generosidade das pessoas no sentido de contribuir com iniciativas culturais. Para a efetivação da doação, foi criado no museu um local específico que mostra ao interessado a diversidade de ações sociais e educativas realizadas pela unidade.
Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição do Governo do Estado administrada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari – Organização Social de Cultura.
Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.
Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 20h.
Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP
Instagram: @museuindiavanuire
Facebook: /museuindiavanuire/
Informações
(14) 3491-2202
contato@museuindiavanuire.org.br
ACAM Portinari – Organização Social de Cultura
Assessoria de Imprensa
Fabiano Cruz
(16) 98257-0231
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas
Assessoria de Imprensa (11) 3339-8062 / (11) 3339-8064
(11) 99370-2761 – Plantão
imprensaculturasp@sp.gov.br
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube