Território e preservação cultural dos povos originários marcam EPQIM, em Tupã (SP)

Publicado em: 25 de agosto de 2023

Esforços dos povos originários do Estado de São Paulo para proteção dos territórios e culturas pautaram o evento

Dois indígenas homens se abraçando
Foto: MIV

Tupã (SP), agosto de 2023 – Em meio à votação do Marco Temporal no Senado, acontecia em Tupã (SP) os debates do IX Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus: Território em Foco (EPQIM), no Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (MIV). Diversas lideranças e ativistas indígenas de territórios do estado, além de acadêmicos e profissionais da área museológica, contribuíram na construção do debate sobre os direitos ao território para preservação das culturas e tradições dos povos originários. O MIV pertence à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

Entre 23 e 25 de agosto, diferentes etnias foram protagonistas no debate e compartilharam suas lutas por território e demarcação das regiões onde vivem há milênios. O encontro foi rico em reflexões e troca de experiências entre indígenas e não-indígenas.

Os indígenas também reforçaram em suas falas o quanto os recursos das florestas são fundamentais para a subsistência e como o desmatamento afeta diretamente as comunidades. A sustentabilidade é uma realidade nas práticas dos povos, mostrando que devem ser consideradas para construção de um futuro sustentável.

O EPQIM também fomentou discussões sobre como os museus e universidades podem ser espaços de preservação das identidades étnicas e contribuir, por meio de estudos e pesquisas, no avanço das pautas sobre delimitações de terras indígenas. Um ponto constante nas conversas é a importância da criação de mecanismos educativos para difusão das culturas e quebra de estereótipos, muitas vezes causados pela falta de contato com os povos originários.

O evento contou com a presença de representantes das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu, Araribá, Tereguá; dos museus da República, do Índio, das Culturas Indígenas; e das universidades Estadual Paulista de Tupã, Presidente Prudente e Bauru.

Presença indígena no Oeste Paulista

O Censo de 2022 mostrou que há cerca de 1,7 milhão de indígenas no Brasil, o que representa 0,83% da população total e 88,82% maior que o levantamento anterior (2010).

O estado de São Paulo ocupa o 10º lugar no ranking por Unidade Federal, totalizando 55.295 indígenas, sendo 51.115 (92,44%) em contexto urbano e 4.180 (7,56%) dentro das terras indígenas. No Oeste Paulista, há as Terras Indígenas Vanuíre (Arco-Íris-SP), Icatu (Braúna-SP) e (Avaí-SP), com a presença de 1.017 indígenas nesses territórios.

MUSEU H.P ÍNDIA VANUÍRE

Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 09h às 18h; quintas, das 9h às 20h
Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP
Instagram: @museuindiavanuire