Programação do Museu H. P. Índia Vanuíre inclui atividades que destacam o Dia da Consciência Negra

Publicado em: 13 de novembro de 2023

Rodas de conversa e oficinas que reconhecem e valorizam a luta, a cultura e a contribuição dos negros para o Brasil acontecem entre os dias 14 e 22 de novembro

Oficina para amarração de turbantes é uma das atividades desta semana.
Foto: divulgação

Tupã (SP), novembro de 2023 – O Museu H. P. Índia Vanuíre (MIV), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, destaca o Dia da Consciência Negra na programação da terceira semana de novembro. As atividades gratuitas valorizam a cultura africana e afro-brasileira.

A programação inicia-se com a palestra Ensino Antirracista, na terça-feira, 14 de novembro, das 9h às 10h e das 14h às 15h30. O encontro pretende sensibilizar o público sobre ações cotidianas antirracistas, estratégias para enfrentamento do racismo institucional, além de e mostrar a importância do movimento negro.

Na quinta-feira, 16 de novembro, das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30, acontecerá uma roda de conversa focada nas Técnicas e História das Tranças Afro, no empoderamento e na valorização da estética e da beleza negra, enquanto rompemos padrões e aproximamos culturas. Após
um diálogo muito enriquecedor sobre o tema, será realizada uma oficina prática dedicada a ensinar e explorar a rica história das tranças afro.

Na sexta-feira, 17 de novembro, também das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30, haverá a Oficina: Danças Africanas e Afro-brasileiras, em que o público aprenderá movimentos de danças e ritmos africanos e afro-brasileiros, relacionando a dança com a educação corporal e a formação da cidadania. A oficina terá um momento de diálogo reflexivo sobre a importância da dança afro na construção de identidade e cidadania. As danças africanas tradicionais são realizadas em ocasiões importantes. Destacam-se as cerimônias em rituais de passagem, nascimento, casamento, morte, colheita, guerra, alegria, tristeza, doenças e agradecimentos. Entre os muitos ritmos de origem africana, podem ser destacados: o ahouach, o guedra, o schikatt, a gnawa, a kizomba e o semba.

Haverá também a Oficina de Máscaras Africanas, na terça-feira, 21 de novembro, das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30. Utilizando papel e papelão, será realizada uma oficina de ensino da técnica de modelagem, texturização, pintura e finalização de máscaras africanas, elementos de forte significado cultural. Os participantes poderão dar asas à criatividade e ao mesmo tempo aprender sobre a riqueza cultural africana. As máscaras africanas são elementos culturais de extrema importância para os diversos povos que integram a África, sobretudo para os países da região subsaariana, localizada ao sul do deserto do Saara.

Finalizando as atividades da semana, na quarta-feira, 22 de novembro, das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30, será realizada a Oficina de Turbantes. No começo haverá uma roda de conversa sobre o turbante como um elemento representativo da cultura negra. Essa conversa enriquecedora contribuirá para a compreensão da riqueza cultural que o turbante representa. Em seguida, será realizada uma oficina prática dedicada aos diversos tipos de uso dos turbantes. O público terá a oportunidade de aprender e experimentar as muitas formas de expressão deste tradicional adorno que significa um resgate de identidade e é símbolo de importância máxima na cultura afro, já que com suas diversas amarrações, estampas e cores, carrega muitas histórias.

Palestra Ensino Antirracista

Técnicas e História das Tranças Afro

Oficina Danças Africanas e Afro-brasileiras

Oficina Máscaras Africanas