Programação de férias do Museu Índia Vanuíre tem oficinas de dança indígena e de esculturas em barro

Publicado em: 6 de julho de 2023

Totalmente gratuita, a agenda ainda traz exposição em cartaz, debate no projeto “Saberes e Fazeres Indígenas”, jogo que visa integrar as famílias ao museu e curiosidade sobre o acervo, nas redes sociais

E continua a programação de férias do Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari. A agenda de julho está repleta de atividades gratuitas para todos os públicos, em especial para as férias da criançada.

A exposição temporária “Entre Contas e Penas: a Beleza e a Diversidade dos Colares e Brincos Indígenas”, segue em cartaz até 30 de julho de 2023, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. A mostra traz uma coleção de colares e brincos indígenas cumprindo o propósito de difundir, valorizar e promover reflexões sobre a diversidade e a riqueza das culturas indígenas.

Na sexta-feira (7), das 9h às 16h, acontece mais uma edição do projeto “Saberes e Fazeres Indígenas”, que promove diálogo entre um indígena convidado e o público do museu. Por meio de um rico debate a ação busca valorizar e preservar a transmissão da memória indígena.

Aos finais de semana também tem o projeto “Família no Museu”, com atividades lúdicas e reflexivas. No sábado (8) e no domingo (9), das 10h às 16h, será realizado um jogo alusivo à exposição de longa duração “Tupã Plural”, sobre os povos Kaingang e Krenak, do segundo Módulo denominado “Aldeia Indígena Vanuíre”. A missão será encontrar detalhes dos objetos expostos, estimulando a interação cultural dos participantes com o museu.

O programa “Férias no Museu” traz, na terça-feira (11), das 9h às 11h30, a “Oficina de Dança Indígena”, experiência divertida e educativa para as crianças mergulharem na herança cultural das comunidades indígenas. A aventura será guiada por uma liderança Kaingang. A garotada ainda vai aprender os movimentos básicos e compreenderá significados e histórias das danças deste povo.

Na quarta-feira (12), das 9h30 às 11h30, a “Oficina de Técnicas de Barro” vai proporcionar uma experiência prática e estimulante na qual as crianças experimentarão a moldagem de esculturas, em barro, com total liberdade para soltar a imaginação.

O museu abriga um acervo expressivo com peças da história da cidade, além de objetos e artefatos de diversos povos indígenas do Brasil. Com o objetivo de levar ao público um pouco sobre a riqueza dessa coleção, o museu apresenta, em todas as segundas-feiras, informações e curiosidades sobre o acervo. Ficou curioso? Na segunda-feira (10), às 12h, acesse as redes sociais do Museu Índia Vanuíre e confira!

Visitação

O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).

Férias no Museu tem atividades gratuitas para todas as idades
divulgação

ATENDIMENTO À IMPRENSA: