Pesquisa museológica: importância da relação Museu-Comunidade

Publicado em: 1 de novembro de 2022

Os museus são instituições que estão a serviço da sociedade. São de extrema importância para as comunidades dos entornos, pois são responsáveis pela preservação da memória. Sendo assim, devem manter relação estreita com essas comunidades para que haja sincronia. Recentemente, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) atualizou a definição de museu e incluiu a participação das comunidades:

Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade, que pesquisa, coleciona, conserva, interpreta e expõe o patrimônio material e imaterial. Os museus, abertos ao público, acessíveis e inclusivos, fomentam a diversidade e a sustentabilidade. Os museus funcionam e comunicam ética, profissionalmente e, com a participação das comunidades, proporcionam experiências diversas para educação, fruição, reflexão e partilha de conhecimento (ICOM, 2022).

O Museu Índia Vanuíre possui relação com comunidades da cidade de Tupã e região. Uma relação que merece destaque é a que o Museu tem com os povos indígenas do Oeste Paulista. Merece destaque por se tratar de uma relação necessária visto que parte importante do acervo do Museu é composta por objetos indígenas e também por ser uma relação que teve início nos primeiros anos desta instituição. A participação indígena em eventos realizados pelo Museu já é bem conhecida, mas há muitos projetos que acontecem nos bastidores e também envolvem a participação dos povos indígenas, muitas vezes por solicitação das comunidades indígenas da nossa região.

Em agosto, a líder Krenak, Lidiane Damaceno, solicitou ao Museu uma visita à reserva técnica com o grupo de jovens que participam da dança Krenak. O objetivo era aproximar os jovens da história do seu povo e da Terra Indígena Vanuíre, por meio do contato com objetos e documentos do acervo do Museu Índia Vanuíre. A pedido da liderança, a visita teve enfoque maior nas fotografias antigas da terra indígena.

A ação trouxe para o grupo uma conexão com sua cultura ao terem contato com imagens de pessoas e lugares da Terra Indígena Vanuíre. Também proporcionou ao Museu novas informações já que os adultos que participaram da ação reconheceram pessoas e eventos registrados nas imagens. Com isso, uma ação que partiu da iniciativa da comunidade, visando atender uma demanda externa ao Museu, acabou se tornando um rico momento de coleta de informações para o acervo da instituição. O Museu Índia Vanuíre preza pela pesquisa e pela relação com os grupos detentores das informações de interesse da instituição:

Como para pesquisa, também para o serviço de referência, o museu deve estabelecer parcerias com instituições nacionais e internacionais, grupos e indivíduos detentores das informações que se pretende agrupar e disseminar. Dessa forma, o Centro de Referência do museu irá congregar diversos agentes interessados nos temas tratados, que poderão trazer novas colaborações aos vários programas do museu (PLANO MUSEOLÓGICO, 2018, p. 33).

A pesquisa ocorre de diversas maneiras dentro de uma instituição museológica. Pode ser uma pesquisa com levantamento de informações a partir de bibliografias, informações contidas em documentos oficiais da instituição, por meio de consulta com pesquisadores ou pessoas diretamente relacionadas ao objeto em questão. Também pode ocorrer de maneira espontânea, a partir da relação com comunidades que interagem com o Museu.

O diálogo Museu-Comunidade, que ocorre sempre com respeito mútuo, é importante por possibilitar trocas entre as partes, fortalecendo a cultura da comunidade e enriquecendo o conteúdo do Museu que consegue desempenhar melhor a sua função social a partir de novas informações do conteúdo com o qual trabalha. Assim, a instituição consegue realizar o processo de pesquisa ao mesmo tempo em que cumpre o seu papel de espaço democrático e participativo.

REFERÊNCIAS:

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO ÍNDIA VANUÍRE. Plano Museológico. Brodowski: ACAM Portinari, 2018.