Ir para o Conteúdo
  • aplique contraste

Museu Índia Vanuíre tem exposição temporária com obras produzidas por idosos do projeto Aguçando as Memórias

Publicado em: 17 de fevereiro de 2023

Totalmente gratuita, a programação também traz quebra-cabeça temático sobre as etnias Kaingang e Krenak, além de mostra com peças em cerâmica, dica de leitura indígena e curiosidades, pelas mídias sociais

Até 28 de fevereiro, o Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, apresenta a exposição “Pinturas em tela – Projeto Aguçando as Memórias 2022”. A mostra traz 18 telas com temas de frutas e flores, todas produzidas por participantes do projeto “Aguçando as Memórias”, que tem como público-alvo os idosos. O objetivo é valorizá-los e inseri-los na sociedade, reconhecendo-os como cidadãos ativos e produtores de cultura.

O público também pode aproveitar para conhecer a exposição “Cerâmica Terena: Preservando a Memória e a Tradição”, que exibe obras confeccionadas pelos povos Terena, habitantes de terras indígenas pelo interior de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. São objetos como panelas, jarros, moringas, esculturas, entre outros. Alguns deles já fazem parte do acervo do museu, doados ainda em 1970, já outras peças contemporâneas da exposição foram adquiridas ao longo dos anos.

Além disso, no sábado (18) e domingo (19), das 10h às 16h, o projeto “Família no Museu” destaca atividades lúdicas e reflexivas por meio de um jogo de quebra-cabeça temático, que vai estimular nos participantes a interação cultural familiar e histórica dos povos Kaingang e Krenak.

Aos sábados, o Museu Índia Vanuíre sempre indica uma obra interessante para o público das redes sociais. São publicações relacionadas à temática do Museu e de fácil acesso por meio de livrarias online ou e-books gratuitos. Nesse sábado (18), às 12h, a dica será o livro “A árvore dos cantos”, parte do segmento Yanomami, da coleção Mundo Indígena.

A instituição abriga um acervo expressivo que reúne peças da história da cidade, além de objetos e artefatos de diversos povos indígenas brasileiros. Com objetivo de levar ao público um pouco da riqueza desse acervo, o museu apresenta, às segundas-feiras, informações e curiosidades sobre a coleção. Na próxima segunda (20), às 12h, as redes sociais vão publicar a imagem de uma vestimenta carnavalesca.

Visitação

O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).


ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Núcleo da Notícia
Assessoria de Imprensa – ACAM Portinari
www.gruponucleo360.com.br

André Luís Rezende – (16) 98142-4299
andrerezende@nucleodanoticia.com.br
Bruna Melo – (16) 99233-1823
bruna@nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br

régua de logos, com a logo da acam portinari, museu índia vanuíre, cultsp e governo do estado de são paulo

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.
string(0) ""