Ir para o Conteúdo

Em atendimento à legislação eleitoral, alguns conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

  • aplique contraste

Museu Índia Vanuíre participa da 16ª Primavera dos Museus

Publicado em: 16 de setembro de 2022

Totalmente gratuita, a agenda ainda traz rodas de conversa com historiadores e indígenas do Oeste Paulista, no interior de São Paulo, que vão abordar conceitos sobre os 200 anos de Independência do Brasil

O Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, participa da 16ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Este ano, o tema central é “Independências e Museus: outros 200, outras histórias” sobre o relevante papel das mulheres, dos africanos, afrodescendentes, povos originários, sertanejos e ribeirinhos de norte a sul do país, nas lutas pela independência oficial do Brasil.   Na próxima terça-feira (20), às 9h e às 14h, no auditório da instituição, Thelma Bianchi, historiadora, vai realizar uma roda de conversa para abordar a participação das mulheres na luta pela Independência do Brasil.   Na quarta-feira (21), às 10h, Paulo José de Oliveira, também historiador, comentará fatos importantes sobre personalidades que marcaram o período.   Já na quinta-feira (22), às 9h e às 14h, André Prado, presidente da ONG Umont (União do Movimento Negro de Tupã), promove bate-papo com o tema: “Os impactos e a participação dos africanos e afrodescendentes na luta pela Independência do Brasil”.   E na sexta-feira (23), às 9h e às 14h, o Museu Índia Vanuíre realiza um encontro com indígenas representantes de diferentes povos que habitam as Terras Indígenas do Oeste Paulista. O evento contará com depoimentos sobre “História Indígena e o Bicentenário: perspectivas e impactos sobre o processo de independência do Brasil”.    

Visitação   O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).

Imagens relacionadas


Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
baixar em alta resolução


ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Núcleo da Notícia
Assessoria de Imprensa – ACAM Portinari
www.gruponucleo360.com.br

André Luís Rezende – (16) 98142-4299
andrerezende@nucleodanoticia.com.br
Bruna Melo – (16) 99233-1823
bruna@nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br

regua de logos museu india vanuire e governo do estado de são paulo
Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.
Governo do Estado de SP
string(0) ""