• aumente a fonte
  • diminua a fonte
  • aplique contraste

Museu Índia Vanuíre homenageia cultura afro com agenda especial

Bate-papo com presidente da ONG UMONT (União do Movimento Negro com Todos) é destaque desta terça-feira (17)

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, ganhou uma programação especial no Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari. Oficinas, vídeos e ações educativas contemplam a agenda e, nesta semana, um bate-papo com André Prado, fundador e presidente da ONG UMONT (União do Movimento Negro com Todos) é o destaque.

O encontro será nesta terça-feira (17) e debaterá o tema “Racismo velado, políticas públicas para a população negra, projetos para a juventude negra e reflexão sobre a Consciência Negra no Brasil e no município de Tupã”. O objetivo é difundir o conhecimento de como tem sido feita, historicamente, a inserção do negro na sociedade brasileira.

Na quarta-feira (18), a oficina Boneca Abayomi ensinará sobre esse símbolo de resistência, tradição e poder feminino, que era feito pelas mulheres para acalentar os filhos durante as viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil. As mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, com tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. Além disso, Marisa Silva mostrará o passo a passo de como confeccionar o próprio brinquedo.

Outro vídeo apresentará uma oficina com as técnicas básicas de grafite, como traços, contornos e degradês utilizando tintas látex e sprays. Esta ação será na sexta-feira (20).

Para participar de todas essas atividades, basta curtir e seguir as redes sociais do Museu Índia Vanuíre no Facebook e Instagram (@museuindiavanuire).

Atendimento à imprensa:

Assessoria de imprensa – ACAM Portinari
Núcleo da Notícia- (16) 3237-7367
www.nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andre@nucleodanoticia.com.br
Ingrid Ribeiro – (16) 9.9233-1823
ingrid@nucleodanoticia.com.br

Assessoria de imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Stephanie Gomes – (11) 3339-8243/9-9240-5718
Davi Franzon – (11) 9-3411-6428
imprensaculturasp@sp.gov.br

VOLTAR PARA A PÁGINA ANTERIOR
regua-de-logos-museu-india-vanuire-governo-sp

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.