• aumente a fonte
  • diminua a fonte
  • aplique contraste

Museu Índia Vanuíre desvenda curiosidades do acervo

Publicado em: 28 de dezembro de 2020

Com mais de 1.700 objetos indígenas armazenados, o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, exibe, semanalmente, por meio da programação do Cultura em Casa os mais curiosos ou raros do acervo.

Nesta segunda-feira (28), o público conhecerá mais sobre o abano feito com folíolos de brotos de palmeiras (buriti, acuri, babaçu) pelas mulheres indígenas Borôro. Esse objeto era usado como ventarola para abanar, atiçar o fogo e, também, como tabuleiro para recolher matérias-primas, objetos e alimentos em geral e como peneira para limpeza de cereais após socados no pilão.

Outro projeto de grande sucesso pelas redes sociais é o Vem que eu te conto um conto. Na edição do dia 30, a história narrada será O Menino Pêssego, “Momotaro”, que faz parte do folclore japonês. O conto retrata a jornada do personagem que deseja se tornar um herói para salvar a vila onde mora. O vídeo será mediado pelos educadores Fernando, Gabriela e Lilian.

Na mesma data, os internautas poderão conferir seus conhecimentos sobre o Museu Índia Vanuíre. Um quiz dinâmico e divertido testará se o público consegue adivinhar quais são os projetos educativos do equipamento.

O objetivo da programação do Cultura em Casa é oferecer acesso, gratuito, às ações do Museu, bem como ao espaço expositivo. Por isso, os interessados podem, ainda, acompanhar curiosidades, participar de jogos e fazer uma visita virtual pelo local, basta acessar as redes sociais @museuindiavanuire ou o portal www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa.

Horário de funcionamento

O Museu Índia Vanuíre comunicam os horários especiais de funcionamento: dia 31 de dezembro, abertura às 10h e fechamento às 13h. Em 1º de janeiro, os equipamentos estarão fechados para as comemorações de início de ano.

Imagens relacionadas


Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Divulgação
baixar em alta resolução



Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Divulgação
baixar em alta resolução

Atendimento à imprensa:

Assessoria de imprensa – ACAM Portinari
Núcleo da Notícia- (16) 3237-7367
www.nucleodanoticia.com.br

André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andre@nucleodanoticia.com.br


Ingrid Ribeiro – (16) 9.9233-1823
ingrid@nucleodanoticia.com.br

Assessoria de imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado

Cintia Ruiz – (11) 9.8080-9800
Davi Franzon – (11) 9.3411-6428
Simone Blanes – (11) 9.4003-1711
Viviane Ferreira – (11) 9.5814-9598

imprensaculturasp@sp.gov.br

regua-de-logos-museu-india-vanuire-governo-sp

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.