Museu Índia Vanuíre começa agosto com diversas atividades gratuitas

Publicado em: 27 de julho de 2023

Mostra “Entre Contas e Penas: a Beleza e a Diversidade dos Colares e Brincos Indígenas” continua até 31/8; O público também pode conhecer a recém-inaugurada escultura “Índia Vanuíre”, em tamanho real

A programação gratuita do Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, entra em agosto com atividades para todos os públicos.

Antes, ainda em julho, nesta sexta-feira (29), das 9h às 14h, acontece mais uma edição do projeto “Cultura e Questões Indígenas em Foco”. A ação é para que as novas gerações reconheçam a contribuição e a influência de diversos grupos indígenas na construção da sociedade brasileira. O documentário escolhido desta vez é “Krenak, uma história de resistência”, produzido pela TV Cultura. A exibição narra a história de resiliência e determinação deste povo indígena.

A exposição temporária “Entre Contas e Penas: a Beleza e a Diversidade dos Colares e Brincos Indígenas” continua até 31 de agosto, de terça a domingo, das 9h às 18h. A mostra traz uma coleção de colares e brincos indígenas que fazem parte do acervo da instituição que, desta forma, segue cumprindo seu propósito de difundir, valorizar e promover reflexões sobre a diversidade e a riqueza das culturas indígenas.

E para quem ainda sabe, o Museu recebeu a exposição permanente da escultura de “Índia Vanuíre”, criada e doada ao equipamento pelo renomado artista plástico e escultor brasileiro, Victor Harabura. A obra, feita em concreto, possui o tamanho real de Vanuíre (1,60 de altura) e pesa 110 kg. O projeto contou com financiamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural de São Paulo (Proac). Vale à pena apreciar essa recente obra incorporada ao acervo do Museu.

Visitação
O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).