Museu H. P. Índia Vanuíre concentra esforços na atenção às pessoas com deficiência em programação da segunda semana de novembro

Publicado em: 3 de novembro de 2023

Projetos  promovem a inclusão sociocultural e acontece em sintonia com o mês da Consciência Negra, destacando a relevância histórica e local desse aspecto cultural.

Oficina de artesanato indígena estão entre as atividades desta semana. Foto: MIV

Tupã (SP), novembro de 2023 – Durante a segunda semana de novembro, o Museu H. P. Índia Vanuíre (MIV), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, promove atividades muito especiais, cujo principal objetivo é a inclusão social.

Em 07 e 09/11, terça e quinta-feira, respectivamente, o Aguçando Memórias, projeto elaborado para os idosos com o objetivo de reconhecê-los como cidadãos ativos e valiosos produtores de cultura, realiza seu primeiro encontro, às 15h. No primeiro, o grupo participa de uma atividade sobre a cultura africana, envolvendo a confecção de bonecas com a oficineira Marlene e a utilização de materiais como jornal, papelão, tinta, cola, rendas, fitas e retalhos de tecido. Já no segundo, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Tupã, o grupo participa de uma palestra sobre primeiros socorros e os princípios básicos de prevenção e combate a incêndios.

Na quarta-feira, 08/11, às 9h e às 14h,Rosenilda Dokenkri comanda a Oficina de Artesanato Indígena. A artesã apresenta um pouco da cultura Krenak e suas técnicas tradicionais, e os visitantes podem criar suas próprias peças.

Na sexta-feira, 10/11, às 9h, acontece o projeto Museu e Cidadania, que em sintonia com o mês da Consciência Negra destaca a relevância histórica e local desse aspecto cultural e promove a inclusão sociocultural, concentrando seus esforços na atenção às pessoas com deficiência. Os visitantes têm a oportunidade de participar de uma roda de conversa conduzida pelo professor Diego, também conhecido como ‘Zóio’, do grupo Águia. Durante o encontro, o professor compartilha suas habilidades em capoeira, bem como aborda a origem dessa prática, sua filosofia e seu significado.

E, nos dias 11 e 12/11, sábado e domingo, das 10 às 16h, o público de todas as idades e perfis pode participar da atividade lúdica e reflexiva Família no Museu. Integrando as famílias ao ambiente do museu, a ação destaca o jogo “Roleta do Saber”, uma iniciativa que visa promover o conhecimento e a valorização da cultura indígena.

Vale a pena reservar um espaço da agenda e participar!

Aguçando Memórias
Data: 07 e 09/11
Horário: às 15h

Oficina de artesanato indígena