Jogos, passeios e atividades para toda a família marcam a programação de setembro do Museu Índia Vanuíre

Publicado em: 1 de setembro de 2023

Público poderá conhecer cultura, memória e saberes das comunidades indígenas do Oeste Paulista em atividades gratuitas;

Encontros com ativistas e lideranças pautam a programação especial para a 17ª Primavera dos Museus

Sala do Museu com parte do acervo
MIV realiza uma série de atividades gratuitas em setembro. Foto: MIV

Tupã (SP), setembro de 2023 – O Museu Pedagógico e Histórico Índia Vanuíre (MIV), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, realiza uma série de atividades culturais e educativas em setembro. Os projetos tratam das memórias, indumentárias e uso de termos indígenas, além de um passeio turístico pela cidade. Confira a programação completa a seguir.

A edição do projeto Saberes e fazeres indígenas receberá Kaingang Ricardo Cotuí, morador da Terra Indígena Vanuíre. Ele participa do diálogo sobre os esforços das comunidades indígenas para valorização e preservação das memórias, inclusive na transmissão de conhecimento entre gerações. A atividade acontece em 01/09, às 9h.

Na mesma data e horário acontecem as atividades educacionais e culturais da iniciativa Museu Jovem. A partir da exibição de itens de caça, pesca e musicais do acervo do MIV, um representante da comunidade indígena conta como os materiais foram confeccionados, utensílios para construção e suas funções.

Para animar os fins de semana, a programação Família no Museu promove um jogo interativo na exposição de longa duração Tupã Plural. A atividade consiste em encontrar detalhes nos itens da mostra para estimular o público a conhecer indumentárias de diferentes etnias. As atividades acontecem aos sábados e domingos, sempre às 10h.

Outro projeto de destaque em setembro são os encontros Aguçando Memórias. No primeiro deles, o grupo fará um passeio de trenzinho na cidade pelos pontos turísticos, seguindo pelos museus dos Tropeiros e Ferroviário e finalizando na praça da bandeira com um piquenique ao ar livre. No segundo encontro, a atividade desenvolvida será uma visita na Terra Indígena Araribá em parceria com a UNESP/UNATI. As atividades acontecem em 12 e 26/09, às 15h.

A campanha Setembro Amarelo, para conscientização da prevenção às doenças mentais, também é tema na atividade O olhar é o sentir pelas mãos. Em 27/09, às 15h, o MIV recebe a psicóloga Ana Vitória Salimon para uma palestra sobre o impacto do bem-estar e qualidade de vida na saúde mental. Para fechar o mês, o programa Cultura e Questões Indígenas em Foco exibe o vídeo Olhar Indígena, de Daniel Munduruku, em 29/09, às 9h. O relato trata sobre o uso do termo “índio” e como fere historicamente as populações indígenas.

17ª Primavera de Museus

Entre 19 e 21 de setembro, o Museu Índia Vanuíre promove três rodas de conversa na programação da 17ª Primavera de Museus. No primeiro encontro, anciãos e líderes indígenas trarão suas perspectivas sobre o tema Memórias indígenas e a construção da identidade cultural, em 19/09 às 9h. O diálogo aborda o impacto histórico do colonialismo, exploração e opressão das comunidades, além de compartilhar as lutas e conquistas que moldaram as memórias ao longo do tempo.

Em 20/09, às 9h, representantes da comunidade LGBTQIAP+ de Tupã compartilham com o público suas experiências na luta por direitos civis e igualdade na mesa Caminhos da resiliência: memórias LGBT+ e a construção da identidade. No último encontro, às 9h, a temática Heranças resilientes: memórias afro e a força da identidade cultural será comentada por historiadores, líderes comunitários e artistas afrodescendentes.

Saberes e fazeres indígenas
01/09, às 9h

Museu Jovem
01/09, às 9h