Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus já está com as inscrições abertas; vagas são limitadas

Publicado em: 10 de agosto de 2023

A 9ª edição do evento será realizada de 23 a 25 de agosto e vai discutir o tema “Território em Foco”; lideranças indígenas, acadêmicos e profissionais de museus, participam dos debates;

A iniciativa é do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Tupã, agosto de 2023 – O IX Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus: Território em Foco (EPQIM),em Tupã (SP), está com as inscrições abertas. Os interessados podem se cadastrar, gratuitamente, no site do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre link – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Debates, apresentações de danças e cânticos integram a programação, de 23 a 25 de agosto.

Historicamente, segundo os organizadores do EPQIM, muitas instituições museológicas e exposições foram constituídas a partir de uma visão colonizadora, sendo a territorialidade uma influência direta na representação das culturas indígenas. Nesta edição a proposta é discutir a importância do território na manutenção da cultura e fortalecimento da identidade étnica dos povos originários tornando-os protagonistas de suas próprias narrativas nos museus.

Líderes e representantes de comunidades indígenas, assim como acadêmicos e profissionais de museus, vão promover os debates no Museu H. P. Índia Vanuíre. As atividades iniciam pela manhã e seguem até o fim da tarde, com intervalos para lanche e almoço. O Encontro é aberto para todas as pessoas interessadas na temática, mas as vagas são limitadas.

PROGRAMAÇÃO

A abertura do Encontro será marcada pela apresentação de cântico e dança do grupo Kaingang, da Terra Indígena Vanuíre. Na sequência, o público poderá acompanhar os seguintes debates: “Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista”, “Desafios e Perspectivas para a Preservação Territorial dos Povos Indígenas”, “A Importância do Território Indígena na Preservação Cultural e Ambiental”, “O Papel dos Anciãos Indígenas na Luta pelos Territórios” e “Indígenas do Século XXI: A Luta Contínua pelos Territórios Ancestrais”. Os grupos de cântico e dança Krenak da TI Vanuíre e Kaingang e Terena, da TI Icatu, também se apresentam no evento.

O segundo dia de evento começa com apresentações culturais dos Grupos Terena – de Ekeruá, Tereguá, Kopenoti (homens) da TI Araribá. Depois das danças e cânticos, haverá novos debates, com as seguintes temáticas: “Territorialidade e Identidade Étnica”, “Os Povos Indígenas e a Natureza – Conexão e Sustentabilidade”, “Produzindo e Comunicando Culturas Indígenas nos Museus” e “Mulheres Indígenas – Protagonismo na Defesa pelos Territórios”. Apresentações culturais dos grupos Terena de Ekeruá, Tereguá, Kopenoti (mulheres) e Guarani de Tereguá da TI Araribá também fazem parte do cronograma.

No último dia de programação, haverá apresentação do Coral e Dança Guarani de Nimuendajú, além de apresentação de Cântico e Dança Kaingang de Kopenoti, todos da TI Araribá. Já os debatedores participarão das mesas: “Herdeiros da Terra – A Luta dos Jovens Indígenas pelos Territórios”, “O Papel e as Ações das Universidades Públicas Frente aos Desafios dos Povos Indígenas”, “Escolas Indígenas – Fortalecendo as Identidades nos Territórios” e “Museus Indígenas como Espaços de Ressignificação Cultural”.

Confira o cronograma completo em www.museuindiavanuire.org.br

ESTRUTURA

Tupã conta com opções de hospedagem, transporte e alimentação para quem permanecer na cidade durante o Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus. Entre os municípios mais próximos estão Araçatuba, Presidente Prudente e Marília.

MUSEU H.P ÍNDIA VANUÍRE

Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 09h às 18h; quintas, das 9h às 20h

Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP

Instagram: @museuindiavanuire