Consciência Negra e cultura indígena são destaques da programação de novembro no Museu H. P. Índia Vanuíre

Publicado em: 26 de outubro de 2023

Atividades lúdicas, reflexivas e movimentos que exploram a rica herança cultural do povo indígena e dos negros no país marcam o mês e reforçam a inclusão social na instituição

Máscaras feitas na oficina de máscaras expostas em cima de uma mesa
Oficina de máscaras africanas estimula a criatividade dos participantes. Foto: MIV

Tupã (SP), novembro de 2023 – A programação do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (MIV), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, para o mês de novembro promete muito aprendizado e reflexão sobre a riqueza das culturas indígenas e afro-brasileiras, com uma celebração especial à Consciência Negra. Anote na agenda e participe das atividades que vão explorar as diversas tradições, histórias e contribuições desses grupos e viva uma experiência inesquecível.

Uma das ações que reforçam o propósito da instituição de respeitar e valorizar o esforço de comunidades indígenas de todo o país é o projeto Saberes e Fazeres Indígenas. Por meio dele, o Museu Índia Vanuíre promove um diálogo mensal entre um indígena e o público do Museu. O convidado de novembro é o morador da Terra Indígena Vanuíre, Krenak Rodrigo, em 03/11, às 9h. Já a Oficina de Artesanato Indígena é com a artesã e também indígena Rosenilda Dokenkri, que apresenta um pouco da cultura Krenak e suas técnicas tradicionais. Os visitantes podem criar suas próprias peças em 08/11, às 9h e às 14h.

Indígena em uma sala do Museu com exposição
Cultura Krenak será foco da atividade com Rosenilda. Foto: MIV

A ação lúdica e reflexiva Família no Museu  aos fins de semana de novembro, sempre às 10h, destaca o jogo Roleta do Saber, uma iniciativa que destaca o conhecimento e a valorização da cultura indígena. Enquanto que o Aguçando Memórias, projeto elaborado para os idosos com o objetivo de reconhecê-los como cidadãos ativos e valiosos produtores de cultura, realiza dois encontros, em 07 e 30/11, às 15h. No primeiro, o grupo participa de uma atividade sobre a cultura africana, envolvendo a confecção de bonecas com a oficineira Marlene e a utilização de materiais como jornal, papelão, tinta, cola, rendas, fitas e retalhos de tecido.

No segundo encontro, os idosos têm a oportunidade de apresentar uma mostra com os objetos produzidos durante as atividades ao longo do ano e, em parceria com o projeto “O olhar é o sentir pelas mãos”, participam do Coral Inclusivo, uma experiência musical que envolve todos.

Outro programa que tem o compromisso de divulgar questões relacionadas aos povos indígenas é o Cultura e Questões Indígenas em Foco, que em novembro exibe o vídeo ‘Olhar Indígena’, de Daniel Munduruku, em 24/11, às 9h. O filme aborda o uso da palavra índio e coloca as populações indígenas em rota de colisão com a sociedade brasileira.

CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Em sintonia com o mês da Consciência Negra, destacando a relevância histórica, local e cultural, o projeto Museu e Cidadania promove a inclusão sociocultural, concentrando seus esforços na atenção às pessoas com deficiência. O grupo envolvido neste projeto tem a oportunidade de participar de uma roda de conversa conduzida pelo professor Diego, também conhecido como ‘Zóio’, do grupo Águia, em 10/11, às 9h. Durante esse encontro, o professor compartilha suas habilidades em capoeira, bem como aborda a origem dessa prática, sua filosofia e seu significado.

Outra atividade que celebra a data é a roda de conversa Técnicas e História das Tranças Afro, em 16/11, às 9h e às 14h, focada no empoderamento, valorização da estética e beleza negra. Após o diálogo, ainda acontece uma oficina prática dedicada a ensinar a técnica e explorar a rica história das tranças afro.

Também para compreender a importância do movimento que celebra o Dia da Consciência Negra e discutir estratégias de enfrentamento ao racismo institucional, acontece a Palestra – Ensino Antirracista, em 14/11, às 9h e às 14h. O principal objetivo da ação é estimular o combate ao racismo e sensibilizar a população sobre o tema.

As oficinas do mês também destacam a comunidade negra. A de Danças Africanas e Afro-brasileiras, por exemplo, dá ao público a oportunidade de aprender movimentos de danças e ritmos africanos e afro-brasileiros, relacionando a dança com a educação corporal e a formação da cidadania, em 17/11, às 9h e às 14h. Já a de Máscaras Africanas, em 21/11, às 9h e às 14h, dá asas à criatividade e ao mesmo oferece conteúdo sobre a riqueza cultural africana por meio da técnica de modelagem, texturização, pintura e finalização de máscaras africanas, elementos de forte significado cultural. Por fim, a Oficina de Turbantes, em 22/11, às 9h e às 14h, começa com uma roda de conversa sobre o turbante como um elemento representativo da cultura negra. Em seguida, a ideia é realizar uma oficina prática dedicada aos diversos tipos de uso dos turbantes.

Saberes e Fazeres Indígenas

Família no Museu
Datas: 04, 05, 11, 12, 18, 19, 25 e 26/11

Aguçando Memórias