Atividade presencial: Museu Índia Vanuíre realiza exposição Tupã pelos Olhos de seus Artistas

Publicado em: 8 de outubro de 2021

Mostra contempla obras em óleo sobre tela, pintadas por 21 artistas plásticos locais; entrada é gratuita

Para celebrar os 92 anos de Tupã, fundada em 12 de outubro de 1929, o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realiza, a partir da próxima segunda-feira (11), até 31/10, das 9h às 17h, a exposição Tupã pelos Olhos de seus Artistas. A entrada no museu é gratuita e não precisa de agendamento.

Tupã pelos Olhos de seus Artistas contempla obras em óleo sobre tela, pintadas por 21 artistas plásticos locais, onde cada um mostra sua expressão, sensibilidade e múltiplos olhares, retratando cenas da cidade na arte da pintura.

As obras foram pintadas em 1996, por meio de uma iniciativa promovida pela Associação dos Artistas e Artesãos de Tupã (AAART), coordenada pela artista plástica Neide Minei. Além disso, fez parte do projeto “A Arte sempre presente no Museu”. Neste mesmo ano, a coleção foi doada ao Museu Índia Vanuíre, enriquecendo o seu acervo.

O objetivo da exposição é o de resgatar a trajetória histórica de Tupã por meio do olhar, da emoção e da memória sobre as obras apresentadas, além de homenagear todos os artistas plásticos, principalmente, os que participam do projeto, como colocar em evidência suas obras ao público de forma direta.

Programação virtual de outubro

No sábado (9), às 12h, a dica de leitura desta semana terá ilustrações de crianças indígenas da aldeia Katõ, por meio de mitos contados pelos mais velhos. Para saber qual será a próxima indicação, acompanhe as mídias sociais do equipamento e fique por dentro de toda a programação.

Aos domingos, no projeto Família no Museu (em casa), a equipe educativa da instituição desenvolverá uma sequência de caça-palavras referentes à exposição de longa duração “Tupã Plural”, no módulo Aldeia Indígena Vanuíre. Por isso, no dia 10 (domingo), às 15h, o equipamento convida toda a família para participar da brincadeira, e sugere um tour virtual pelos espaços do Museu para ajudar no jogo. A atividade é uma celebração ao Mês das Crianças.

Além disso, ainda em comemoração aos 92 anos de Tupã, o Museu Índia Vanuíre promove uma série de vídeos durante o mês de outubro, destacando a imigração e a contribuição da mesma para a formação do município. Na terça-feira (12), às 15h, Tamimi Borsatto, gerente da instituição, compartilha o significado da palavra “Tupã”, e o motivo da cidade ter recebido esse nome.

Vale lembrar que o museu está aberto à visitação presencial, de terça a domingo, das 9h às 17h; às quintas-feiras até às 20h, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para seus funcionários e visitantes.

baixar em alta resolução

ATENDIMENTO À IMPRENSA: