Ir para o Conteúdo
  • aplique contraste

Aprenda a confeccionar o brinquedo Pé de Lata com o Museu Índia Vanuíre, no domingo (18)

Publicado em: 16 de julho de 2021

Programação conta também com dica de leitura (17) e aborda a importância dos povos indígenas para a proteção do meio ambiente; on-line e gratuita

Mais uma semana intensa de programação on-line no Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari. Além de oficina educativa e dica de leitura, o equipamento também exibe depoimentos em celebração ao Dia dos Protetores de Florestas, comemorado em 17 de julho. 

Acompanhe as redes sociais do museu e saiba o que Edileine da Silva Pereira, Terena da Aldeia Ekeruá, da Terra Indígena Araribá, falou sobre a origem da dança das mulheres Terena, conhecida como Pútu-Pútu. 

Já no sábado (17), às 12h, tem sugestão de leitura. Para saber qual será a próxima indicação, basta acompanhar as redes sociais da instituição e ficar por dentro de toda a programação. As publicações são relacionadas às temáticas do museu e de fácil acesso, por meio de livrarias on-line ou e-books gratuitos.  

Além disso, em comemoração ao Dia dos Protetores de Floresta, o Museu Índia Vanuíre enaltece a importância da presença de povos indígenas para a proteção do meio ambiente. Por isso, ainda no sábado, às 15h, Eliseu Terena falará da ação que o seu povo realiza para proteger e cuidar da mata que está no entorno da Aldeia Tereguá, na Terra Indígena Araribá. 

O domingo (18) contará, inclusive, com oficina cultural para a diversão da criançada em casa. Às 12h, os educadores do museu ensinam o passo a passo para a produção do famoso brinquedo Pé de Lata – construído com duas latas vazias de mesmo tamanho e um pedaço de barbante -, na ação Família no Museu, projeto que desenvolve atividades lúdicas e reflexivas sobre sustentabilidade. 

Em comemoração ao dia Nacional do Futebol, celebrado em 19 de julho, na segunda-feira (19), às 15h, o equipamento exibirá nas redes socais uma camiseta, do time de Tupã, que está presente no acervo da instituição.  

Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas redes sociais e site (@museuindiavanuire e www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa)  

Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Alisson de Oliveira Formenti
baixar em alta resolução



baixar em alta resolução


ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Núcleo da Notícia
Assessoria de Imprensa – ACAM Portinari
(16) 3237-7367
www.gruponucleo360.com.br

André Luís Rezende – (16) 98142-4299
andre@nucleodanoticia.com.br
Bruna Melo – (16) 99233-1823
bruna@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 97405-8715
vanessa@nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br

régua de logos, com a logo da acam portinari, museu índia vanuíre, cultsp e governo do estado de são paulo

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.
string(0) ""