A Voz da Memória: projeto de história oral do Museu Índia Vanuíre

Publicado em: 1 de março de 2024

Os museus são considerados lugares de memória, espaços importantes para a sociedade e comunidades de seus entornos. O Conselho Internacional de Museus (ICOM, na sigla em inglês) apresenta em sua Nova Definição de Museu importantes reflexões que ampliam a perspectiva acerca da relevância desses locais:

Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos e ao serviço da sociedade que pesquisa, coleciona, conserva, interpreta e expõe o patrimônio material e imaterial. Abertos ao público, acessíveis e inclusivos, os museus fomentam a diversidade e a sustentabilidade. Com a participação das comunidades, os museus funcionam e comunicam de forma ética e profissional, proporcionando experiências diversas para educação, fruição, reflexão e troca de conhecimentos (ICOM, 2022).

Desvallées e Mairesse (2013, p. 64), conceituam o termo museu como “[…] o lugar geralmente concebido para realizar a seleção, o estudo e a apresentação de testemunhos materiais e imateriais do Homem e do seu meio”.

O Museu Índia Vanuíre preserva, pesquisa e comunica testemunhos referentes aos povos indígenas do oeste paulista e à história do município de Tupã e região (Plano Museológico, 2018). Neste sentido, a instituição desenvolve o projeto de história oral “A Voz da Memória” que visa difundir e auxiliar o desenvolvimento da memória indígena da região Oeste do estado de São Paulo e histórica da cidade de Tupã. O projeto surge para suprir a necessidade da instituição de registrar as memórias e conhecimentos relacionados a essas temáticas.

Conforme apontado por Lima (2023, p. 242), “a memória consiste na capacidade de registrar, manter e preservar informações, conhecimentos e experiências, sendo possível também a sua transmissão a outras pessoas, por meio de diferentes suportes”. Os depoimentos de história oral, veiculados no site institucional, são em sua maioria realizados com moradores das terras indígenas da região, ligados à manutenção cultural, ou que tenham memórias importantes para as comunidades. Os depoimentos voltados à questão histórica local são coletados com pessoas que têm sua história de vida ligada à história da cidade, ou pessoas que conviveram com estas e têm acesso a essas memórias.

A história oral desempenha um papel importante na preservação de tradições e costumes. Para tanto, é relevante que os povos indígenas tenham visibilidade no que se refere à manutenção de suas culturas e, dessa maneira, o Museu busca contribuir para que os aspectos culturais possam ser preservados por meio do acesso dos mais jovens às informações sobre os seus antepassados e, também, do acesso do público interessado nas culturas indígenas. O registro da memória de Tupã contribui com a identidade social e local. Ao fazer a manutenção dessa memória, o Museu busca manter viva a história da cidade, além de tornar essa informação acessível para todos.

Ao ocorrer a valorização das narrativas pessoais e tradicionais transmitidas oralmente, constroem-se pontes entre as gerações. “A lembrança é a sobrevivência do passado. O passado, conservando-se no espírito de cada ser humano, aflora à consciência na forma de imagens-lembrança” (Bosi, 1994, p. 53).

Os museus tornam-se guardiões do patrimônio imaterial ao documentar e compartilhar memórias transmitidas oralmente, garantindo assim que esses conhecimentos não se percam no tempo e que as futuras gerações tenham acesso a esse significativo e valioso material. Para acessar os depoimentos, basta clicar em: https://museuindiavanuire.org.br/voz-da-memoria/.

REFERÊNCIAS

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: Lembranças dos velhos. 3. ed. São Paulo. Companhia das Letras, 1994.

CONSELHO INTERNACIONAL DE MUSEUS. Nova Definição de Museu. 2022.

DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. Conceitos-chave de Museologia. Tradução: Bruno Brulon Soares, Marília Xavier Cury. ICOM: São Paulo, 2013.

LIMA, Leilane Patricia de. Entre lembranças e esquecimentos: reflexões sobre a presença de memórias indígenas em museus de história local. Revista Cadernos do Ceom, v. 36, n. 59, p. 241-253, 2023.

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO ÍNDIA VANUÍRE. Plano Museológico. Brodowski: ACAM Portinari, 2018.

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO ÍNDIA VANUÍRE. A Voz da Memória. 2016. Disponível em: https://museuindiavanuire.org.br/voz-da-memoria/