Ir para o Conteúdo
  • aplique contraste

Workshop “Restauração de Papel – Procedimentos Básicos” com equipe da reserva técnica do Museu Índia Vanuíre

Publicado em: 29 de março de 2019

Em 25 e 26 de fevereiro, o Museu Índia Vanuíre recebeu a visita da conservadora e restauradora Daisy Estrá, que desenvolveu um workshop de restauração de papel com a equipe da reserva técnica do Museu. Na ocasião,  a funcionária responsável pelo acervo do Museu Casa de Portinari aproveitou a oportunidade para adquirir mais conhecimento em sua área de atuação. O intuito do encontro foi orientar a equipe que trabalha na área de conservação a realizar intervenções básicas em papéis.

O workshop foi dividido em dois módulos. O primeiro, no dia 25, envolveu a parte teórica, com noções básicas dos tipos de papéis existentes, de fatores de deterioração dos mesmos e quais os tipos de papéis utilizados na restauração e embalagem de documentos, jornais e fotos. A conservadora e restauradora Daisy Estrá também mostrou  os materiais essenciais para se ter em uma reserva técnica para trabalhar com a conservação e restauração do papel.

O segundo módulo, dia 26, tratou da parte prática com a realização de pequenos reparos em casos diversos, sendo que para cada caso de deterioração do papel é utilizado um tipo de material diferente. Com relação aos equipamentos, foram apresentados os tipos mais indicados para se trabalhar com o papel, bem como em quais casos cada um deve ser utilizado, por exemplo, quando deve ser utilizada a espátula térmica e quando deve ser empregada a espátula de osso.

O workshop foi finalizado com orientações da conservadora e restauradora nos casos mais graves, sendo que nessas  ocorrências, os documentos devem ser enviados para que um restaurador profissional faça as intervenções necessárias, pois, apesar da equipe ser muito bem qualificada, ainda é necessário o auxilio de um especialista da área.

O Museu Índia Vanuíre busca sempre qualificar a sua equipe, fornecendo cursos, oficinas e seminários que auxiliem o desenvolvimento profissional e pessoal. Esse workshop foi mais uma oportunidade do grupo crescer em sua área, possibilitando um aprimoramento nos trabalhos desenvolvidos na instituição.

régua de logos, com a logo da acam portinari, museu índia vanuíre, cultsp e governo do estado de são paulo

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.
string(0) ""