Viradouro recebe exposição temporária do Museu Índia Vanuíre

Publicado em: 18 de julho de 2013

Produzida em parceria com o MAE/USP e itinerada pelo SISEM-SP, mostra reúne imagens do cotidiano de crianças feitas pelo etnógrafo e fotógrafo Harald Schultz;

A partir do dia 23 de julho (terça-feira), Viradouro (SP) recebe a exposição “Harald Schultz – Olhar Antropológico”. A mostra chega à cidade pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Museu Índia Vanuíre, localizado em Tupã (SP), e a prefeitura.

Exposta no Nosso Museu, a montagem reúne fotografias tiradas em expedições durante quase 30 anos, de 1909 a 1966, pelo antropólogo Harald Schultz. O material registra vários grupos indígenas e aspectos de seus cotidianos, como o universo mágico-religioso, a cosmologia, medicina e alimentação, entre outros.

Formada por imagens selecionadas a partir de uma coleção de mais de 1.100 slides do Museu de Arqueologia e Etnografia da Universidade de São Paulo (MAE/USP), a mostra tem como objetivo apresentar os hábitos de crianças de 12 etnias indígenas.

Com entrada gratuita, a exposição pode ser vista até 6 de setembro, de segunda a sexta-feira, das  8h às 11h e das 13h às 17h. O Nosso Museu está localizado na Rua Rui Barbosa, nº 305. Mais informações pelo telefone da Secretaria Municipal de Educação (17) 3392-3700 ou 3392-2666.

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) da Secretaria de Estado da Cultura e atualmente reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM-SP, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, três instituições museológicas no interior de São Paulo pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu de Esculturas Felícia Leirner (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

Serviço:

Exposição “Harald Schultz – Olhar Antropológico”
Período:
 de 23/7 a 6/9/2013
Local: Nosso Museu (Rua Rui Barbosa, nº 305 – Viradouro/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h
Informações: (17) 3392-3700 ou 3392-2666 (Secretaria Municipal de Educação)
Entrada: gratuita

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br