Tupã sedia o maior festival de dança e música indígena do Estado de São Paulo

Publicado em: 12 de abril de 2016

Com mais de 600 participantes de origem Kaingang, Krenak, Terena e Guarani, evento proporcionará mais de 6 horas de espetáculo gratuito

Acontece em 16 de abril (sábado) o III Festival de Dança e Música Indígena do Estado de São Paulo, realizado pelo Museu Índia Vanuíre – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo administrada em parceria com a ACAM Portinari, em Tupã (SP).  Serão mais de 600 indígenas das terras Vanuíre (Arco-Íris), Icatú (Bauna) e Araribá (Avaí).

A programação faz parte da 44ª Semana do Índio de Tupã, é o momento de encontro das etnias que habitam o centro oeste do Estado e uma forma de mostrar e aproximar essas culturas da população não indígena. Cada um dos grupos irá demonstrar, através dos cânticos e danças, um pouco do que lhe foi transmitido de geração em geração e constituem importante e significativo objeto de estudo e salvaguarda para a preservação da memória indígena local.

“O Festival proporciona o fortalecimento de suas culturas e o sentimento de pertencimento dos indígenas na própria comunidade, difundindo a cultura indígena e aproximando os indígenas de povos distintos e também dos não indígenas”, explica a  gerente do Museu Tamimi Rayes Borsatto.

Da Terra Indígena Vanuíre, a mais próxima de Tupã, os Terena, Krenak e Kaingang irão se apresentar e haverá uma mostra especial organizada pela escola indígena.

“O Festival, para nós, é muito importante. É a oportunidade de divulgar nossas tradições e costumes, uma experiência enriquecedora, pois os indígenas estão se preparando cada vez mais para participar. Muitas tradições que estavam apagadas voltaram e agora é comum ver essa movimentação nas aldeias. Antes do evento nunca teve esse encontro. Ver nossos parentes de outros locais na cidade e o trabalho deles  para preparar as danças e cânticos é uma alegria, pois em alguns lugares sabemos que não tinham essas ações”, explica Dirce Jorge Lipu, Kaingang da Terra Indígena Vanuíre.

Da escola Maria Rosa, de Icatú, o público verá dança e coral, e o espetáculo dos Terena. A terra indígena Araribá virá em peso, com apresentações de grupos de suas quatro aldeias: os Guarani da Nimuendajú, os homens e mulheres Terena de Ekeruá, além dos moradores das aldeias Tereguá e Copenoti.

O III Festival de Dança e Música Indígena do Estado de São Paulo acontece na Praça da Bandeira, às 16h. A entrada é gratuita.

Serviço:
III Festival de Dança e Música Indígena do Estado de São Paulo
Data:
16/4/2016 (sábado)
Local: Praça da Bandeira – Centro – Tupã/SP
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823