Semana Tupã inicia a agenda do Museu Índia Vanuíre

Publicado em: 4 de agosto de 2020

Programação ainda contará com atividades educativas e de projetos socioculturais
O Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, começa agosto com uma agenda recheada para todo o período. Além de celebrar a cultura com atividades educativas, o equipamento promoverá, também, diversas ações temáticas on-line para o público, incluindo projetos socioculturais e a Semana Tupã em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas.
Nesta terça-feira (4), participantes do projeto “O Olhar é o Sentir pelas Mãos”, programa realizado, em parceria com o Programa Vida Iluminada – UNIMED, para promover a inclusão dos deficientes visuais darão depoimentos por meio de vídeo sobre as atividades vivenciadas antes da pandemia. Luana e Nisete trarão suas memórias sobre as visitas aos equipamentos.
A iniciativa Saberes e Fazeres Indígenas também terá um vídeo especial, que será veiculado na sexta-feira (7). Gabriel Damaceno, Krenak da Terra Indígena Vanuíre, contará um pouco sobre a cultura do seu povo, como suas memórias, experiências e meios de sobrevivência.
Para celebrar o Dia dos Pais, no domingo (9), tem oficina educativa para a criançada. A edição virtual do Família no Museu ensina atividades lúdicas e reflexivas para integrar a família ao Museu e neste vídeo ensinará os pequenos a criarem um presente utilizando materiais recicláveis.
A Semana Tupã inicia na mesma data, no Dia Internacional dos Povos Indígenas. Para comemorar, será veiculado um episódio da série Índios no Brasil: Uma outra história. O objetivo é expor a perspectiva indígena sobre a história do país.
Segunda-feira (10) será para conferir a apresentação virtual do Museu Worikg, que é liderado por três mulheres Kaingang. Elas carregam o legado desse povo e os costumes de seus ancestrais e a ação é para potencializar os saberes e conhecimentos dos Kaingang de Vanuíre, promovendo o diálogo do indígena com o não indígena.
Para não perder nenhuma atração do Museu Índia Vanuíre, basta curtir e seguir as redes sociais do equipamento no Facebook, Instagram, Twitter e TikTok (@museuindiavanuire). Além disso, toda a programação é veiculada na página especial do Cultura em Casa: www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa.

Atendimento à imprensa:

Assessoria de imprensa – ACAM Portinari