Ir para o Conteúdo
  • aplique contraste

“Semana Tupã em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas” começa na próxima terça-feira (9)

Publicado em: 8 de agosto de 2022

Totalmente gratuita, a programação do Museu Índia Vanuíre ainda traz diversas atividades que abordam as tradições e culturas dos povos Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, indígenas do Oeste Paulista

O Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realiza, de 9 a 14 de agosto, mais uma edição da “Semana Tupã, em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas (data celebrada no próprio dia 9 de agosto)”.    O evento vai trazer representantes dos povos Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá, para uma programação especial. Na próxima terça-feira (9), das 9h às 11h, o indígena Elizeu Caetano ministra palestra baseada na história da resistência da sua etnia, abordando as lutas para a manutenção e fortalecimento da cultura Guarani Nhandewa. No período da tarde, das 14h às 16h, será a vez do indígena Joel Henrique interagir com o público e compartilhar ensinamentos tradicionais do povo Terena, passados de geração em geração.   Já na quarta-feira (10), das 9h às 11h, Ricardo Pereira Castelão, da etnia Guarani Nhandewa, promove uma roda de conversa sobre a história da resistência do povo Guarani, seguido de uma demonstração de confecção e uso do arco e flecha, porunga e colar. No mesmo dia, das 14h às 16h, Jhonatan Feliciano Marcolino, em um bate-papo, vai falar sobre a importância da dança e do cântico para a cultura Guarani Nhandewa.   A quinta-feira (11), das 9h às 11h, ficará por conta do Ronaldo Iaiati, Kaingang, e Ranulfo de Camilo, Terena, ambos da Terra indígena Icatu. Os dois irão conversar sobre o tema “Dois povos e uma luta”. A ação pretende estimular a interação com o público com destaque para a diversidade cultural existente no Oeste Paulista.   Na sexta-feira (12), das 9h às 16h, Deolinda Pedro e Neusa Umbelino demonstram a confecção e a representação da cerâmica para a cultura Kaingang.   Finalizando no sábado (13), das 9h às 16h, o projeto “Fazeres e Saberes Indígenas” terá a participação da Susilene Deodato, da etnia Kaingang. Ela vai contar curiosidades sobre a cultura do seu povo. E no domingo (14), no mesmo horário e ação, será realizado um bate-papo com Gabriel Damaceno, do povo Krenak.    

Sobre o evento   A “Semana Tupã em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas”, foi criada em 2012, quando foram rememorados os 100 anos da “pacificação” Kaingang, no oeste de São Paulo, e é considerada um dos mais importantes eventos sobre o tema, no Brasil.   O Dia Internacional dos Povos Indígenas, foi instituído por decreto da ONU (Organização das Nações Unidas), no dia 9 de agosto de 1995, como resultado da atuação de representantes de povos indígenas de todo o planeta. Mais do que buscar a interrupção de ataques sofridos em seus territórios, o objetivo desse movimento também foi garantir condições de existência dignas aos povos indígenas preservando o direito à autodeterminação de suas condições de vida e cultura, bem como a garantia aos Direitos Humanos.     

Visitação   O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).

Imagens relacionadas


Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Alisson de Oliveira Formenti
baixar em alta resolução


ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Núcleo da Notícia
Assessoria de Imprensa – ACAM Portinari
www.gruponucleo360.com.br

André Luís Rezende – (16) 98142-4299
andrerezende@nucleodanoticia.com.br
Bruna Melo – (16) 99233-1823
bruna@nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br

régua de logos, com a logo da acam portinari, museu índia vanuíre, cultsp e governo do estado de são paulo

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.
string(0) ""