Ir para o Conteúdo
  • aplique contraste

Semana do Índio recebe mais de 2 mil pessoas em Tupã

Publicado em: 2 de maio de 2012

Realizada pelo Museu Índia Vanuíre, de 10 a 20 de abril, a 40ª edição do evento ofereceu ao público atividades gratuitas que promoveram o resgate da cultura e dos costumes indígenas

Cerca de 2.200 pessoas participaram da 40ª Semana do Índio, evento promovido pelo Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em convênio com a ACAM Portinari, em Tupã (SP). Entre os dias 10 e 20 de abril, o museu ofereceu atividades gratuitas para resgatar a cultura e os costumes indígenas. Durante o evento, crianças conheceram técnicas de artesanato para confeccionar adornos, instrumentos cotidianos e musicais com índios Kaingang e Krenak da Terra Indígena Vanuíre.

Na programação, foram disponibilizadas ao público oficinas, palestras, exposição de desenhos e roda de conversa. O encontro foi realizado em parceria com a prefeitura do município. Entre os destaques, as apresentações do arqueólogo e antropólogo Robson Antônio Rodrigues e da especialista em cultura indígena Niminon Suzel Pinheiro, sobre os aspectos da cultura material  dos povos indígenas que vivem na região de Tupã.

Para a gerente do museu, Tamimi David Rayes Borsatto, a participação do público superou as expectativas da organização da Semana do Índio. “Foi sem dúvida um grande evento, procuramos sempre criar mais atividades para atender a demanda do público, principalmente o escolar”, explica Borsatto.

No encerramento foram revelados os trabalhos vencedores do concurso de desenho indígena, produzidos por alunos do terceiro ano do ensino fundamental da rede pública e privada da cidade. Os mais votados foram Breno Henrique Silva Viola, Juliana Quiqueto Sanches de Sousa e Glauco Henrique Guandalini Filho. Ainda no evento, o público foi brindado com a apresentação de dança de representantes das etnias Kaingang e Krenak.

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
Dayane Malta da Silva – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8164
rmbeltrao@sp.gov.br
Ellen Oliveira – (11) 2627-8243
ellenoliveira@sp.gov.br

régua de logos, com a logo da acam portinari, museu índia vanuíre, cultsp e governo do estado de são paulo

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.
string(0) ""