Semana de Museus: Refletir o hoje para construir o amanhã: A perspectiva de uma Krenak sobre o futuro Museu Índia Vanuíre

A relação entre museus e povos indígenas é de extrema importância e frequentemente aparece na pauta das discussões museológicas atuais. O Museu Índia Vanuíre sempre manteve uma relação muito próxima com os indígenas, especialmente os do Oeste Paulista. A partir dessas relações, são desenvolvidas ações voltadas ao diálogo e participações dos indígenas nas práticas museológicas. Krenak Lidiane Damaceno, cacique da Terra Indígena Vanuíre, fala sobre a parceria entre o museu e a comunidade indígena e quais suas perspectivas para o futuro.