Exposição Virtual – “A Representatividade da Mulher Indígena no acervo do Museu Índia Vanuíre”

As mulheres indígenas são importantes detentoras de conhecimentos e lideram movimentos que envolvem diversas questões relacionadas aos povos indígenas.

O Museu Índia Vanuíre, no sentido de contribuir para mostrar essa relevância e o papel das mulheres em suas comunidades, desenvolve a exposição virtual “A Representatividade da Mulher Indígena no acervo do Museu Índia Vanuíre”, que tem como objetivo trazer ao público os objetos que fazem parte do acervo da instituição e que foram confeccionados ou utilizados por mulheres indígenas.

A exposição é composta por 15 artefatos dos mais variados tipos: cestos, cerâmicas, cobertores, abanos, bolsas, entre outros. Esses acessórios mostram a diversidade e destacam as habilidades e costumes de mulheres indígenas de diversos povos, como: Kaingang, Bororo, Tukano, Asurini, Karajá.

A autonomia e o protagonismo da mulher indígena devem ser apoiados e celebrados. Assim, o Museu Índia Vanuíre apresenta nesta exposição virtual o seu respeito e admiração por essas mulheres.