Programação reúne indígenas e pesquisadores para debate sobre museus no interior de São Paulo

Publicado em: 19 de abril de 2016

Tupã sediará, de 28 a 30 de abril, encontro sobre a relação entre os museus e os indígenas; Serão apresentadas ações e estudos realizados por instituições paulistas e de outros estados

Indígenas, profissionais de história e cultura e pesquisadores debatem os rumos e a importância da preservação e difusão da memória indígena por meio dos equipamentos museológicos, de 28 a 30 de abril, no V Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus e VI Seminário Museus, Identidades e Patrimônios Culturais, no Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP). A agenda é realizada pela instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo administrada em parceria com a ACAM Portinari e pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP).

A programação, que reúne representantes das comunidades locais e também de instituições fora de São Paulo, tem como tema central“Museus Etnográficos e Museu Indígenas – Diálogo e Diferenciação”. Serão palestras, conferências e debates que irão propor o enfrentamento da relação entre os museus e os indígenas, destacando a centralidade dos equipamentos no processo de incorporação de novas práticas, para a consideração das contribuições das culturas indígenas na formação do Brasil, como também para tratar os indígenas como produtores de saberes a serem respeitados nas suas especificidades, complexidades e peculiaridades.

O evento, do dia 28/04, será aberto às 9h com o credenciamento e a apresentação de danças e cânticos indígenas pelos Kaingang da terra indígena (T.I.) Vanuíre. Seguida pela mesa de Boas-vindas e Abertura dos Trabalhos com a coordenadora da Unidade de Preservação ao Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura (UPPM/SEC), Renata Motta, a diretora executiva da ACAM Portinari, Angelica Fabbri, e a diretora do MAE/USP, Maria Cristina Oliveira Bruno. Às 11h, a professora doutora do MAE/USP, Marília Xavier Cury e Renata Motta introduzirão os participantes à temática.

Às 14h, Aramis Luis Silva, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) ministra a conferência “Esse Museu é de Quem? – Discutindo os usos e funções do museu etnográfico”. No mesmo período, às 15h30, as lideranças indígenas – Gerson Damaceno (Cacique da T.I. Vanuíre), Cândido Mariano Elias (Terena, T.I. Icatu), Claudinei Constantino (Vereador em Arco-Íris, T.I. Vanuíre), Paulinho Sebastião (Vereador em Avaí, T.I. Araribá), Dirce Jorge Lipu Pereira (Kaingang, T.I. Vanuíre), Pajé Barbosa (T.I. Pitaguary) – serão convidadas ao debate mediado pelos também indígenas e pesquisadores Josué Carvalho e Suzenalson da Silva Santos.Para encerrar o dia, acontece a visita à exposição “O Olhar de Hercule Florence Sobre os Índios Brasileiros”, que apresenta aspectos da Expedição Langsdorff (1826-1829) e reúne objetos Kaingang do início do século XIX até a atualidade.

Na sexta-feira (29), às 10h, José Ronaldo Siqueira (Ronaldo Kapinawá) e Cristiane Carla Pantoja Santos (Papiõn) conduzem as apresentações dos pesquisadores Suzy da Silva Santos (PPGMu-USP – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da USP), Davidson Panis Kaseker (diretor do Sistema Estadual de Museus – SISEM-SP) e Fabíola Andréa Silva (MAE-USP).

A Sessão Temática “Exposições e Coleções Indígenas e Arqueológicas nos Museus Paulistas” começa às 14h, com Leilane Patrícia de Lima (MAE-USP) e Robson Antônio Rodrigues (Fundação Araporã) mostrando  “Os Indígenas em Exposições Museais no Centro-oeste Paulista e Norte Paranaense” e os “Remanescentes Ósseos Kaingang em Museus”. Na sequência,  às 15h30, a discussão sobre “Museus Indígenas” volta a ser desenvolvida por Heraldo Alves (Museu Indígena Jenipapo-Kanindé), José Ronaldo Siqueira (Museu Indígena Kapinawá), Maria do Socorro França de Siqueira (Museu Indígena Kapinawá), Rosa Pitaguary (Museu Indígena Pitaguary), Cristiane Carla Pantoja Santos, Suzenalson da Silva Santos (Museu Indígena Kanindé), Antônia da Silva Santos (Museu Indígena Kanindé), mediados por Sandra Maria Christiani de La Torre Lacerda Campos (MAE/USP) e Lucilene de Melo (T.I. Vanuíre).

O último dia traz a pauta “Museus Etnográficos e Museus Indígenas – Aproximações e Distanciamentos”, às 9h, com Carla Gibertoni Carneiro,  Sandra Maria Christiani de La Torre Lacerda Campos (MAE-USP) e Alexandre Gomes (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE), com síntese de Maria do Socorro França de Siqueira e João Paulo Vieira Neto (Universidade Lusófona de Huanidades e Tecnologias). À tarde, as palestras “Os Mais Novos e os Mais Velhos” e “Museus Indígenas no Oeste de São Paulo” reúnem os indígenas de Vanuíre, Icatú e Araribá. Às 17h30, o debate final reúne e dá voz a um grande grupo de indígenas das T.I.s da região.

As inscrições estão abertas no www.museuindiavanuire.org.br/inscricao e acontecem até o preenchimento das 50 vagas. Outras informações pelo (14) 3491-2333. O Museu índia Vanuíre está localizado em Tupã (SP), à rua Coroados, nº 521, Centro. Informações pelo (14) 3491-2333.

Serviço:
V Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus
VI Seminário Museus, Identidades e Patrimônios Culturais
Período:
de 28 a 30/4/2016
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Inscrições: https://www.museuindiavanuire.org.br/inscricao/
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299