
Publicado em: 31 de outubro de 2025
Nova exposição destaca criação conjunta com comunidades indígenas

O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Tupã (SP), dedica o mês de novembro à valorização das culturas indígenas e à promoção da igualdade racial. A programação destaca o diálogo entre memória, educação e sustentabilidade, reunindo exposições, oficinas e encontros que reforçam o protagonismo dos povos originários e o compromisso com o combate ao racismo.
Entre os destaques estão a mostra “Por Trás da Exposição: Memórias de um processo coletivo, com os Povos Indígenas do Centro-Oeste Paulista”, o projeto “Saberes e Fazeres Indígenas” com a participação de Luana Pedro, do povo Kaingang, o jogo educativo “Descobrindo o Museu” e a palestra “Ensino Antirracista: O Papel da Educação na Construção de uma Sociedade Justa”, em torno do Dia da Consciência Negra. Confira, abaixo, todos os detalhes da programação.
Nova exposição celebra processo coletivo com indígenas do Centro-Oeste Paulista
A exposição temporária “Por Trás da Exposição: Memórias de um processo coletivo, com os Povos Indígenas do Centro-Oeste Paulista” revela o processo vivo que conduz à revitalização da exposição de longa duração do Museu — uma trajetória marcada pelo cuidado, diálogo e respeito.
Os visitantes acompanham os registros dos encontros entre a equipe do Museu e as comunidades indígenas — Kaingang e Krenak da Terra Indígena Vanuíre; Terena e Kaingang da Terra Indígena Icatu; e Guarani Nhandewa, Terena e Kaingang da Terra Indígena Araribá. Juntos, constroem narrativas, selecionam objetos, orientam o layout e compartilham suas histórias, contribuindo para a formação de uma memória plural.
Guiada pelos princípios da museologia colaborativa e da autorrepresentação indígena, a exposição torna visível o processo que antecede o resultado final: a nova mostra de longa duração do Museu Índia Vanuíre, que será aberta nos próximos meses. O espaço convida à reflexão sobre o diálogo intercultural, o respeito às diversas vozes e a valorização de múltiplos protagonistas na construção da história.
Datas: 1º a 30 de novembro
Horário: das 9h às 18h
Gratuito
Família no Museu
Aos sábados e domingos, o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre promove oficinas culturais que aproximam as famílias do espaço museológico.
Neste mês, a atividade será o jogo “Descobrindo o Museu”, em que os participantes deverão identificar objetos do acervo a partir de pistas dadas pelos educadores. As famílias receberão imagens como auxílio para desvendar os enigmas, tornando a experiência divertida e interativa, fortalecendo o vínculo entre público e Museu.
Datas: aos sábados e domingos
Horário: das 14h às 16h
Gratuito
Saberes e Fazeres Indígenas
Na edição de novembro do projeto “Saberes e Fazeres Indígenas”, o Museu Índia Vanuíre recebe Luana Pedro, do povo Kaingang, que compartilhará com o público seus conhecimentos, histórias e perspectivas. Realizada mensalmente, a iniciativa promove diálogos entre convidados indígenas e os visitantes do Museu, fortalecendo a troca de saberes e experiências.
O projeto contribui para a valorização e preservação da memória dos povos originários, estimulando sua transmissão às novas gerações e reafirmando o compromisso permanente do Museu Índia Vanuíre com a escuta, o reconhecimento e a difusão das culturas indígenas.
Data: 7 de novembro
Horário: das 9h às 17h
Gratuito
Palestras “Ensino Antirracista: O Papel da Educação na Construção de uma Sociedade Justa”
No mês da Consciência Negra, o Museu Índia Vanuíre realiza uma série de palestras voltadas à reflexão sobre o papel da educação na promoção da igualdade racial e na construção de uma sociedade mais justa. As atividades serão conduzidas por André Prado, presidente da ONG UMONT (União do Movimento Negro com Todos), de Tupã (SP).
Com uma abordagem teórica e prática, os encontros discutem a necessidade de um currículo inclusivo e representativo, que valorize a diversidade cultural e enfrente o racismo estrutural. A programação também apresenta estratégias pedagógicas voltadas à desconstrução de estereótipos e ao fortalecimento de práticas antirracistas nas escolas, contribuindo para a formação de ambientes de ensino mais justos, acolhedores e comprometidos com a equidade.
Datas: 13, 14, 18 e 19 de novembro
Horários: das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30
Gratuito
Exposição temporária
Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista
A exposição destaca a riqueza cultural das etnias Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá. A mostra é um compromisso de respeito e preservação cultural.
Datas: terça-feira a domingo
Horário: das 9h às 18h (às quintas-feiras, horário estendido até às 20h)
Gratuito
Confira todas as informações da agenda no site da instituição.
Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administrada pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura.
Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.
Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 20h.
Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP
Instagram: @museuindiavanuire
Facebook: /museuindiavanuire/
Informações
(14) 3491-2202
contato@museuindiavanuire.org.br
ACAM Portinari – Organização Social de Cultura
Assessoria de Imprensa
Fabiano Cruz
(16) 98257-0231
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas
Assessoria de Imprensa (11) 3339-8062 / (11) 3339-8585
imprensaculturasp@sp.gov.br
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube
